Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Cecilia Conceição Moreira-
dc.contributor.authorOliveira, Anna Luisa Santos de-
dc.creatorOliveira, Anna Luisa Santos de-
dc.date.accessioned2020-03-13T14:32:09Z-
dc.date.available2020-03-13T14:32:09Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.date.submitted2019-05-24-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31663-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como finalidade analisar a Casa das Rendeiras do município baiano de Saubara, enquanto espaço de salvaguarda do patrimônio e a protagonização feminina negra por meio do saber fazer da renda de bilro. A investigação é proposta a partir da utilização do arcabouço teórico metodológico em museologia social, tendo como propósito refletir acerca da importância da memória individual e coletiva de mulheres negras para o patrimônio cultural local. Para tanto foram utilizados os conceitos de museologia social, memória, patrimônio cultural, gênero, raça e trabalho. As narrativas das vivências dessas mulheres rendeiras constituem fontes principais de pesquisa para esta dissertação. A compreensão do patrimônio cultural, a partir do ofício das rendeiras enquanto detentoras do saber fazer da renda de bilro, fazem delas objeto da museologia, possibilitando a discussão sobre a representação da identidade cultural por meio da memória imaterial, do trabalho que abarca a renda de bilro para além da sua técnica, suas interseccionalidades entre gênero e raça em confluência com a sociomuseologia e as relações entre artesanato, economia e mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the House of Rendeiras from Bahia’s county of Saubara, as a space for safeguarding of patrimony and black female protagonism by knowledge of how to make laces of the bilro. The study is proposed from the use of the theoretical framework in museology, having as locus the reflections on the importance of the individual and collective memory of black women for the local cultural patrimony. For that, the concepts of social museology, memory, cultural heritage, gender, race and work were used. The narratives of the experiences of these lacemakers women constitute main sources of research for this dissertation. The understanding of the cultural patrimony, starting from the office of the lacemakers while holding the know how to make the lace of the bilros, make them an object of museology, making possible the discussion about the representation of cultural identity through immaterial memory, of the work that covers bobbin laces of the bilros in addition to his technique, their intersectionalities between gender and race in confluence with sociomuseology and the relations between crafts, economy and the world of work.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectRenda de bilropt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectMuseologypt_BR
dc.subjectBobbin lacespt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.titleMãos que cosem a memória: as Rendeiras de Saubara-BA e o protagonismo de mulheres negras no patrimôniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFreitas, Joseania Miranda-
dc.contributor.refereesTeixeira, Maria das Graças de Souza-
dc.contributor.refereesBarros, Zelinda dos Santos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Museologiapt_BR
dc.publisher.initialsFFCH - PPGMUSEUpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Anna Luisa Santos de Oliveira PPGMUSEU UFBA.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.