Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Claudio Guimarães-
dc.contributor.authorSantos, Deivson Mendes-
dc.creatorSantos, Deivson Mendes-
dc.date.accessioned2020-03-09T15:03:11Z-
dc.date.available2020-03-09T15:03:11Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602-
dc.description.abstract: Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação colaborativapt_BR
dc.subjectSociedade em redept_BR
dc.subjectComunicação estrategicapt_BR
dc.subjectWikinomicspt_BR
dc.subjectConvergencia midiaticapt_BR
dc.titleComunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.