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dc.contributor.advisorDias, André Luis Mattedi-
dc.contributor.authorAlmeida, Beatriz Oliveira de-
dc.creatorAlmeida, Beatriz Oliveira de-
dc.date.accessioned2020-03-05T14:18:48Z-
dc.date.available2021-03-06T03:00:42Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.date.submitted2020-02-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31549-
dc.description.abstractNo contexto contemporâneo estruturado pelas tecnologias digitais em rede, o crescimento exponencial ao acesso à informação vem transformando a maneira de trabalhar, estudar, pesquisar e expressar-se. Este cenário faz emergir certas demandas pelo desenvolvimento de habilidades associadas ao letramento digital como: buscar, acessar, organizar, armazenar, compartilhar, remixar. Softwares de gestão bibliográfica são capazes de otimizar este processo. Desta forma, a questão norteadora da pesquisa foi: quais as contribuições do gestor bibliográfico Zotero para o letramento digital dos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)? Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar como a mediação com o Zotero pode contribuir com o letramento digital dos estudantes do BI – UFBA. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo baseada nos princípios da pesquisa-ação no que se refere ao planejamento e implantação de uma proposta de intervenção para o desenvolvimento dessas habilidades através da mediação com Zotero. O primeiro ciclo da pesquisa-ação consistiu em uma pesquisa exploratória com a implantação do Zotero em uma turma do componente curricular Estudos Sobre a Contemporaneidade dos BI da UFBA. E, após o acompanhamento e avaliação da etapa anterior, o ciclo da pesquisa-ação foi retroalimentado através da realização da oficina de Leitura e escrita com o Zotero. Em ambas as etapas os principais instrumentos de produção de dados foram questionários online e observação participante. Pela análise, concluímos que ainda há resistência dos estudantes em implantar, em suas práticas acadêmicas cotidianas, as aplicabilidades do Zotero para leitura e escrita em suporte digital. Entretanto, a oficina realizada indicou que, através de intervenções mais sistematizadas, o Zotero pode contribuir com a ampliação das habilidades operacionais, informacionais e autorais de letramento digital dos estudantes. Logo, destaca-se a necessidade de uma inserção mais efetiva e esclarecida da comunidade nos debates sobre os novos letramentos, mais especificamente, o letramento digital. Acreditamos que os BI, seu corpo docente e institucional, devem estar comprometidos em desenvolver um ambiente capaz de promover a ampliação das habilidades de letramento digital dos seus alunos para que seus estudantes atuem de maneira ativa, crítica e autônoma no processo de produção de conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectGestores Bibliográficospt_BR
dc.subjectZoteropt_BR
dc.subjectBacharelados Interdisciplinarespt_BR
dc.titleLetramento digital no Zotero: uma experiência nos bacharelados interdisciplinares da UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesNeves, Isa Beatriz da Cruz-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.contributor.refereesSilva, Obdália Santana Ferraz-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
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