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dc.contributor.advisorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.contributor.authorGóes, Rafaella Leite-
dc.creatorGóes, Rafaella Leite-
dc.date.accessioned2020-02-03T15:50:03Z-
dc.date.available2021-02-03T03:00:30Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31395-
dc.description.abstractOs professores são os profissionais da voz mais estudados na área de Saúde do Trabalhador, principalmente pela elevada prevalência de distúrbios vocais. Disto decorre a necessidade de se entender os aspectos envolvidos no adoecimento vocal, assim como analisar o entendimento dos professores sobre intervenções em favor da saúde. OBJETIVO: analisar a percepção dos professores sobre a voz no seu contexto de trabalho e a utilização de um exercício fonoaudiológico como estratégia protetora da voz. MÉTODOS: trata-se de um estudo qualitativo realizado com 14 professores da rede estadual de ensino público da Bahia. Os participantes foram convidados a compor dois grupos focais, em que se discutiram os temas voz no contexto de trabalho docente e percepções sobre o uso da técnica do trato vocal semiocluído como estratégia protetora da voz. Realizou-se transcrição das falas dos professores, e a análise seguindo a perspectiva da análise de conteúdo temática de Bardin. RESULTADOS: A partir da leitura e interpretação do corpus da pesquisa, emergiram as categorias: “voz sob a ótica dos professores”; “voz cansada” e “exercício do trato vocal semiocluído: estratégia protetora da voz?”. Em primeiro plano, na fala dos sujeitos, surgiu o papel social do professor com foco no processo ensino-aprendizagem do aluno, em detrimento do autocuidado e da prevenção da doença/promoção da saúde vocal. Os professores consideraram a voz como instrumento essencial para o trabalho docente, porém apresentaram autoimagem vocal negativa e desvalorização dos seus aspectos estéticos. O discurso foi marcado pelo adoecimento da voz, relacionado a sobrecarga vocal, aspectos do ambiente, estrutura e organização do trabalho. Os professores vivenciam a intensificação e a precarização do trabalho, que desencadeiam o mal-estar docente. Diante disso, mesmo tendo percebido efeitos positivos com a realização da técnica do trato vocal semiocluído, os professores, não conseguiram manter cotidianamente a sua execução, como uma estratégia protetora da voz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há um cenário de trabalho precarizado, que promove compulsivamente o adoecimento vocal dos professores. Esses trabalhadores encontramse em processo de sofrimento, não havendo motivação nem viabilidade para a realização de estratégias protetoras da voz, a exemplo da técnica do trato vocal semiocluído.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titlePercepções de professores sobre voz no trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Léslie Piccolotto-
dc.contributor.refereesFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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