Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Cláudio-
dc.contributor.authorPereira, Sumaia Árabe-
dc.creatorPereira, Sumaia Árabe-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:09:31Z-
dc.date.available2020-01-27T14:09:31Z-
dc.date.issued2020-01-27-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31321-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a estratégia de posicionamento de imagem para empresas brasileiras no mercado internacional, valendo-se, para tanto, do estudo de caso da empresa Janela do Mundo aliado a uma revisão bibliográfica conceitual, com a intenção de ajudar empresas brasileiras que pretendam atuar no mercado internacional. Pensando nessa perspectiva, abre-se o trabalho com a introdução, a qual traça os elementos norteadores da pesquisa; no primeiro capítulo, são expostos conceitos de estratégia empresarial, sua formação, organização e aplicação, e o que é a estratégia de comunicação no universo da empresa, para, no segundo capítulo, estudar o que é imagem e suas formas de posicionamento no mercado internacional. A imagem é trabalhada na presente monografia dentro de um planejamento estratégico de comunicação que possibilita a criação, a gestão e a orientação da imagem, da qual a marca é o símbolo maior, mas não o único. Como argumento que comprova esta tese, defende-se a associação planejada da imagem empresarial com a imagem do país de origem, com o fito de atrair o consumidor e proporcionar um diferencial estratégico para tal empresa. O capítulo final trata do estudo de caso, que foi viabilizado devido a recente abertura de uma empresa brasileira Janela do Mundo em Madrid, consistindo o capítulo na contextualização do espaço geográfico matéria da análise, bem como da empresa estudada, encerrando o trabalho com a apresentação de um planejamento estratégico de posicionamento de imagem para empresa Janela do Mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectImagem empresarialpt_BR
dc.subjectPosicionamento de Imagempt_BR
dc.subjectEmpresa brasileirapt_BR
dc.subjectMarca-paíspt_BR
dc.titleEstrategia de posicionamento de imagens para empresas brasileiras no mercado internacional: estudo preliminar sobre a empresa Janela do Mundopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA SUMAIA - COMPLETA.pdfMonografia261,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Microsoft Word - PRÉ-TEXTUAIS.pdf41,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATESTADO.pdf65,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo A.pdf86,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.