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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMesseder, Suely Aldir-
dc.contributor.authorPaz, Adilson Meneses da-
dc.creatorPaz, Adilson Meneses da-
dc.date.accessioned2020-01-08T16:13:08Z-
dc.date.available2020-01-08T16:13:08Z-
dc.date.issued2020-01-08-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31253-
dc.description.abstractA presente tese pensa sobre as experiências religiosas produzidas no Centro de Umbanda Irmão Carlos, localizado no subúrbio ferroviário de Salvador, onde se observou cotidianamente o modo de vida dos umbandistas. O intuito dessa investigação é compreender como os umbandistas do Centro de Umbanda Irmão Carlos produzem o seu modo de vida. Descreve-se sobre as dinâmicas históricas e culturais que culminaram na religião umbandista, dimensiona-se o mito fundador da Umbanda e as narrativas singulares que dão origem ao Centro pesquisado. Apresentam-se as práticas ritualísticas, os saberes e sentidos que se forjam no modo de viver experienciado pelos umbandistas. Nesse sentido, o estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa, através da etnografia, uma vez que este método possibilita um entendimento das práticas, ritualísticas e lógicas de Centro pesquisado, nos levando a descrição densa da teia de significados do grupo investigado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante, pela qual as atividades foram registradas em um caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e visitas em outros Centros de Umbanda visando compreender as singularidades dos espaços de culto. Reflete-se sobre a dupla pertença ser pesquisador e nativo no ambiente da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para necessidade de reconhecer as peculiaridades dos espaços de cultos das Umbandas, pois o modelo único de narrativa sobre a religião silencia a multiplicidade de práticas e ritos que constitui seu território. Na pesquisa observa-se que o modo de vida da Umbanda investigada atua a partir de uma razão sensível que irrompe com o apogeu do intelecto, transborda pelo corpo, abre-se para o espontâneo, o intuitivo, o invisível, firma-se em razões ancestrais que reinventam as bases éticas do vivido. O modo de vida da Umbanda constitui-se de uma série de práticas e condutas que asseguram o livramento dos desequilíbrios que afligem o cotidiano dos adeptos do culto. Deste modo, constitui-se de uma estilística da existência que se fundamenta no cuidado de si, dos outros e da ancestralidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The following thesis is related to the study of afrobrazilian religions. It reflects the religious experiences produced in the Irmão Carlos Umbanda Center, located in the rail suburbs, at Salvador (Bahia/Brazil), where the Umbandists’ way of life were daily observed. Thus, the aim of this investigation is to understand how the Umbandists of the Irmão Carlos Umbanda Center produce their way of life. The historical and cultural dynamics that culminated in the Umbandist religion were described; it has been dimensioned the founding myth of Umbanda and the singular narratives that gave origin to the researched Center. The ritualistic practices, the knowledge and sense which forge the Umbandists’ way of living experienced by them were also presented. In this sense, the study constitutes itself in a qualitative research, through the ethnographic method, once this method translates the logics, ritualistcs and practices of the researched Center leading us to a dense description of this web of meanings of the investigated group. The tools for the data gathering were the participant observation, which activities were registered in a field diary, along with semi structured interviews, photographs, and visitations to other Umbanda Centers, with the objective of comprehending the singularities of the cult space. It was considered the dual belonging of been a researcher and a native in the research environment. The results point towards the necessity of acknowledging the peculiarities of each cult spaces of the Umbandas, for the singular model of narrative about this religion silences the multiplicity of practices and rites that constitutes its territory. In the research, it was observed that the investigated Umbanda’s lifestyle acts from a sensitive reasoning which breaks the apogee of intellectuality, overflows from the body, opens itself to the spontaneous, to the intuitive, to the invisible; and roots itself in ancestral reasons that reinvents the ethical grounds of living. The way of life of Umbanda is based on a series of practices and acts, which assures the deliverance from imbalances, which hurt the cult adepts’ routines. This way, the researched Umbanda builds itself from an stylistic of the existence, founded in the self care, care of the others, and care of ancestry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectmodo de vidapt_BR
dc.subjectLivramentopt_BR
dc.subjectRazão sensívelpt_BR
dc.subjectcuidado de sipt_BR
dc.titlePedrinha miudinha em aruanda ê, lajedo: o modo de vida da umbandapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDécia, Ana cristina muniz-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesVitorino, Cesar Costa-
dc.contributor.refereesMesseder, Suely Aldir-
dc.publisher.departamentFACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE DOUTORADO MULTIINSTITUCIONAL E MULTIDISCIPLINAR EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.publisher.initialsFaced/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqReligiões Afro-brasileiraspt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
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