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dc.contributor.advisorMatos, Edilene Dias-
dc.contributor.authorPavelic, Nathalie Le Bouler-
dc.creatorPavelic, Nathalie Le Bouler-
dc.date.accessioned2019-12-05T21:48:54Z-
dc.date.available2019-12-05T21:48:54Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31034-
dc.description.abstractEssa tese de doutorado trata do processo, e sua posterior consolidação de um projeto, de educação escolar indígena na comunidade Tupinambá de Serra do Padeiro (Terra Indígena Tupinambá de Olivença, Bahia-Brasil). Analisa as diferentes fases e transições da trajetória de luta Tupinambá pela implementação de um sistema educacional diferenciado, o que tem requerido reorganização constante a partir da perda do território indígena e o desejo de proporcionar uma educação formal às novas gerações como meio de reversão, positiva, da situação contemporânea. A tese visa também evidenciar a violação dos marcos legais referentes aos povos indígenas como uma dimensão de suma importância para o entendimento do referido projeto educativo. Nesse contexto, descrito por uma etnografia fina, as relações interétnicas têm um efeito direto sobre o processo em questão. As particularidades do projeto de educação formal da comunidade da Serra do Padeiro são evidenciadas por ser orientado pelos encantados – principais entidades da sua cosmovisão – que atuam como “agentes educativos” e, complementarmente, por acolher o Outro, neste caso, estudantes não indígenas. Além dos discursos dos Tupinambá sobre as vantagens do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro - CEITSP para a região, a tese descreve também como se desenvolve, no dia a dia, um ensino entendido como “duplamente diferenciado” – por ser indígena e por acolher não indígenas – e como os saberes “tradicionais” e “ocidentais” são escolhidos e sistematizados nesse âmbito. Finalmente, a tese procura mostrar que a aldeia da Serra do Padeiro transmite seus ensinamentos no decorrer da luta pelos seus direitos, configurando assim um modelo educativo suscetível de ser expandido para além de suas próprias fronteiras, através de adaptação a outros contextos sob novos parâmetros de relações interétnicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTupinambás - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectRelações Interétnicaspt_BR
dc.subjectEncantadospt_BR
dc.subjectDireitos Indígenaspt_BR
dc.titleAprender e ensinar com os outros: a educação como meio de abertura e de defesa na Aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro (Bahia, Brasil)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBellier, Irène-
dc.contributor.refereesLuciano, Gersem José dos Santos-
dc.contributor.refereesPimentel, Spensy Kmitta-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Rosário de-
dc.contributor.refereesFonseca, Claudia Damasceno-
dc.contributor.refereesSeverino, José Roberto-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEcole Des Hautes Etudes en Sciences Socialespt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós- Graduação em Cultura e Sociedade, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programInstitut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain, Laboratoire d’Anthropologie des Institutions et des Organisations Socialespt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsEHESSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqEtnologiapt_BR
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