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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da-
dc.contributor.authorMota, Daniel Castro-
dc.creatorMota, Daniel Castro-
dc.date.accessioned2019-10-24T18:57:43Z-
dc.date.available2019-10-24T18:57:43Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.date.submitted2019-04-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30817-
dc.description.abstractA educação financeira vem se tornando cada vez mais importante mundialmente e o desenvolvimento da internet fez com que, nos últimos anos, surgissem diversos canais no YouTube para tratar do tema. A experiência dos produtores de conteúdo é bastante diversa: alguns são consultores financeiros profissionais com vasta formação, enquanto outros são iniciantes que compartilham suas experiências financeiras. Este estudo tem como objetivo analisar a oferta de educação financeira (entendida como o conteúdo que é postado pelos youtubers) e a demanda por educação financeira (entendida como a visualização desse conteúdo pelos usuários) de forma a entender quais temas são discutidos e qual o interesse dos usuários por esses temas. Utilizou-se uma abordagem inovadora com modelos de tópicos, um instrumento de mineração de texto baseado em aprendizado de máquina (machine learning), para analisar e rotular as transcrições de áudio de 6 711 vídeos, correspondentes a mais de 1 400 horas de duração. Os tópicos gerados foram divididos em categorias propostas a partir da premissa de que os conceitos tratados em educação financeira apresentam estágios variados de sofisticação e complexidade, os quais o indivíduo aprende gradativamente, com o objetivo de melhorar seu bem-estar financeiro. A análise dos indicadores de oferta e demanda revela que os produtores e usuários de conteúdo de educação financeira no YouTube estão mais interessados em temas de menor sofisticação e mais voltados para o curto prazo, confirmando, portanto, a hipótese inicial do trabalho, uma vez que no Brasil ainda não se criou uma cultura de poupança e investimento, ainda é uma economia em desenvolvimento, possui desigualdade social e deficiências na área de educação. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que conscientizem a população para a importância de planejamento financeiro de longo prazo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectConhecimento financeiropt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectModelos de tópicospt_BR
dc.subjectMineração de textopt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.titleEducação financeira no YouTube: uma análise de conteúdo baseada em aprendizagem de máquina com modelos de tópicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSoares Junior, Jair Sampaio-
dc.contributor.refereesMatta, Rodrigo Octavio Beton-
dc.contributor.refereesSaavedra, Pablo da Costa-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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