Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da | - |
dc.contributor.author | Mota, Daniel Castro | - |
dc.creator | Mota, Daniel Castro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T18:57:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T18:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30817 | - |
dc.description.abstract | A educação financeira vem se tornando cada vez mais importante mundialmente e o desenvolvimento da internet fez com que, nos últimos anos, surgissem diversos canais no YouTube para tratar do tema. A experiência dos produtores de conteúdo é bastante diversa: alguns são consultores financeiros profissionais com vasta formação, enquanto outros são iniciantes que compartilham suas experiências financeiras. Este estudo tem como objetivo analisar a oferta de educação financeira (entendida como o conteúdo que é postado pelos youtubers) e a demanda por educação financeira (entendida como a visualização desse conteúdo pelos usuários) de forma a entender quais temas são discutidos e qual o interesse dos usuários por esses temas. Utilizou-se uma abordagem inovadora com modelos de tópicos, um instrumento de mineração de texto baseado em aprendizado de máquina (machine learning), para analisar e rotular as transcrições de áudio de 6 711 vídeos, correspondentes a mais de 1 400 horas de duração. Os tópicos gerados foram divididos em categorias propostas a partir da premissa de que os conceitos tratados em educação financeira apresentam estágios variados de sofisticação e complexidade, os quais o indivíduo aprende gradativamente, com o objetivo de melhorar seu bem-estar financeiro. A análise dos indicadores de oferta e demanda revela que os produtores e usuários de conteúdo de educação financeira no YouTube estão mais interessados em temas de menor sofisticação e mais voltados para o curto prazo, confirmando, portanto, a hipótese inicial do trabalho, uma vez que no Brasil ainda não se criou uma cultura de poupança e investimento, ainda é uma economia em desenvolvimento, possui desigualdade social e deficiências na área de educação. Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que conscientizem a população para a importância de planejamento financeiro de longo prazo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento financeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Modelos de tópicos | pt_BR |
dc.subject | Mineração de texto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de máquina | pt_BR |
dc.subject | YouTube | pt_BR |
dc.title | Educação financeira no YouTube: uma análise de conteúdo baseada em aprendizagem de máquina com modelos de tópicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Soares Junior, Jair Sampaio | - |
dc.contributor.referees | Matta, Rodrigo Octavio Beton | - |
dc.contributor.referees | Saavedra, Pablo da Costa | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel Castro.pdf | 8,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.