Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Acylene Maria Cabral-
dc.contributor.authorSilva, Diogo Campos da-
dc.creatorSilva, Diogo Campos da-
dc.date.accessioned2019-09-16T13:52:38Z-
dc.date.available2019-09-16T13:52:38Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.date.submitted2019-03-13-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30649-
dc.description.abstractSeguindo Heidegger, defendemos que o pensamento metafísico pode ser dito transcendental quando a) compreende o ser como a priori; b) enquanto condição de possibilidade; c) como transcendente em relação aos entes e nossos tratos com eles; e d) quando tal compreensão do ser tende à autofundamentação, a qual ocorre sempre vinculada à determinada concepção do que seja o homem. Nossas hipóteses principais neste trabalho são as seguintes: i) que ao voltar-se para a teoria husserliana da verdade como identidade vivida e percebida no ato de evidência e para o pensamento aristotélico sobre a verdade noética, Heidegger encontrou características transcendentais que influenciaram seu pensamento sobre a verdade como abertura durante a década de 1920; ii) que o modo heideggeriano de colocar e tratar o tema da verdade nessa primeira fase foi comprometido pelas quatro características do projeto-de-ser matemático mencionadas anteriormente. Concluímos apontando o caminho pelo qual, a partir da década de 1930, Heidegger procurou ultrapassar a perspectiva transcendental que caracterizou sua primeira noção de verdade.pt_BR
dc.description.abstractBy following the tracks left by Heidegger, we argue that metaphysical thought should be considered transcendental when: a) it understands the being as a priori; b) as condition of possibility; c) as transcendental regarding the entities and the way we deal with them; and d) when such understanding of being tends to self-foundation, which always takes place associated with a certain conception of men. Thus, the main hypotheses of this dissertation are, namely: i) Heidegger focused on Husserlian theory of truth – which take that into account as experienced and noticed identity in the act of evidence – and on Aristotelian thought regarding noetic truth, thus finding transcendental features which influenced his thinking about the truth as disclosure during the 1920s; ii) the way Heidegger exposed and dealt with truth in the first stage of his philosophy was affected by the four features of the mathematical project-of-being mentioned above. We conclude this dissertation by showing the paths pursued by Heidegger since the 1930s in order to overcome the transcendental perspective which distinguished his first notion of truth.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectTranscendentalpt_BR
dc.subjectProjeto-de-ser matemáticopt_BR
dc.subjectEvidênciapt_BR
dc.subjectNouspt_BR
dc.subjectAberturapt_BR
dc.titleAspectos transcendentais na noção de verdade em torno de ser e tempopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAquino, Thiago André Moura de-
dc.contributor.refereesCosta, Denise Magalhães da-
dc.contributor.refereesDrucker, Claudia Pellegrini-
dc.contributor.refereesSantos, Gilfranco Lucena dos-
dc.contributor.refereesFerreira, Acylene Maria Cabral-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.subject.cnpqFenomenologiapt_BR
dc.subject.cnpqOntologiapt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia transcendentalpt_BR
dc.subject.cnpqMetafísicapt_BR
dc.subject.cnpqTeorias da verdadept_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGF)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.