Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorQueiroz, Sicleide Gonçalves-
dc.creatorQueiroz, Sicleide Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-09-04T15:58:02Z-
dc.date.available2019-09-04T15:58:02Z-
dc.date.issued2019-09-04-
dc.date.submitted2019-02-22-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30542-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto a educação do campo, especificamente o trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos jovens destacando as contribuições da pedagogia histórico-crítica em seu fundamento delimitado em torno da tríade conteúdoforma-destinatário (MARTINS, 2018). A problemática trata de questões vitais que dizem respeito às necessidades educacionais da população do campo como: a permanência dos jovens no campo, o currículo escolar e a elevação da capacidade teórica para o enfrentamento das problemáticas do campo. A pergunta científica foi assim sintetizada: Considerando o modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro, quais as contradições e possibilidades superadoras no trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos jovens trabalhadores do campo e no campo a partir das contribuições da pedagogia históricocrítica, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário?A hipótese do trabalho partiu da realidade concreta da educação do campo para a juventude e demonstrou a negação do projeto de escolarização e a negação do conhecimento para os estudantes concretos do campo; demonstrou, também, a possibilidade superadora do trato com o conhecimento no currículo considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário. O objetivo geral foi a teorização sobre a realidade da escolarização da juventude no campo e as possibilidades de superação das contradições no trato com o conhecimento do currículo escolar com base na pedagogia histórico-crítica. Os objetivos específicos foram: (a) sistematização de dados da realidade do campo brasileiro, (b) da escolarização da juventude trabalhadora e com foco no campo, (c) das contradições no trato do conhecimento no currículo e (d) as possibilidades superadoras de acordo com as contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. As categorias de análise teórica identificadas no decorrer da investigação são: a realidade do modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro; as contradições do projeto de escolarização da juventude do campo e as possibilidades do trato do conhecimento com o currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. As categorias empíricas emergiram da sucessiva aproximação ao objeto delimitado como escolarização da juventude do campo e foram as seguintes: a escolarização, a escola, o currículo, o conhecimento e a tríade conteúdo-forma-destinatário. Constituíram a metodologia da investigação: elaboração de sínteses sobre a bibliografia de obras clássicas que tratam do modelo de desenvolvimento hegemônico do campo brasileiro, da temática sobre escolarização da juventude do campo e sobre a pedagogia histórico-crítica; análise de fontes secundárias e dados demográficos, do IBGE, INEP, MEC, PNERA I e II, PRONACAMPO; exposição e discussão de dados da realidade, identificando contradições e levantando possibilidades na formação de trabalhadores jovens do campo brasileiro. Concluímos, então, destacando a tese central que reside na possibilidade de essência de acordo com as contribuições da pedagogia histórico-crítica para enfrentar as contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo fundamentadas na tríade conteúdo-formadestinatário.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN El presente estudio tiene como objeto la educación del campo, específicamente el conocimiento del currículum escolar de los jóvenes, destacando las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica en su fundamento delimitado en torno a la tríada contenido-formadestinatario (MARTINS, 2018). La problemática aborda cuestiones vitales que conciernen a las necesidades educativas de la población rural, como la permanencia de los jóvenes en el campo, el currículum escolar y el aumento de la capacidad teórica para enfrentar los problemas del campo. La pregunta científica se resumió de la siguiente manera: considerando el modelo hegemónico de desarrollo del campo brasileño, ¿cuáles son las contradicciones y las posibilidades de superación al tratar con el conocimiento en el currículum escolar de los jóvenes trabajadores del campo y en el campo a partir de las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica, considerando la tríada contenido-forma-receptor? La hipótesis de trabajo comenzó a partir de la realidad concreta de la educación de campo para los jóvenes y demostró la negación del proyecto escolar y la negación del conocimiento a los estudiantes concretos del campo; también demostró la posibilidad de superar el conocimiento en el plan de estudios considerando la tríada de contenido-forma-receptor. El objetivo general era teorizar sobre la realidad de la escolarización juvenil en el campo y las posibilidades de superar las contradicciones al tratar con el conocimiento del currículo escolar basado en la pedagogía histórico-crítica. Los objetivos específicos fueron: (a) sistematización de datos de la realidad del campo brasileño, (b) escolarización de jóvenes que trabajan y enfocados en el campo, (c) contradicciones en el tratamiento del conocimiento en el plan de estudios y (d) la superación de las posibilidades de según los aportes de la teoría pedagógica histórico-crítica. Las categorías de análisis teórico identificadas durante la investigación son: la realidad del modelo hegemónico de desarrollo del campo brasileño; las contradicciones del proyecto de escolarización juvenil rural y las posibilidades de tratar el conocimiento con el currículum desde la pedagogía histórico-crítica. Las categorías empíricas surgieron de la aproximación sucesiva al objeto definido como escolarización de la juventud rural y fueron las siguientes: escolaridad, escuela, currículum, conocimiento y la tríada contenido-forma-destinatario. La metodología de investigación fue: elaboración de síntesis sobre la bibliografía de obras clásicas que abordan el modelo de desarrollo hegemónico del campo brasileño, el tema de la educación escolar juvenil y la pedagogía histórico-crítica; análisis de fuentes secundarias y datos demográficos de IBGE, INEP, MEC, PNERA I y II, PRONACAMPO; Exposición y discusión de datos de realidad, identificando contradicciones y aumentando posibilidades en la formación de jóvenes trabajadores del campo brasileño. Concluimos destacando la tesis central que radica en la posibilidad de la esencia de acuerdo con las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica para enfrentar las contradicciones en la escolarización de los jóvenes trabajadores rurales basadas en la tríada contenido-forma-receptor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectPedagogia do campopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectTeoria pedagógica histórico críticapt_BR
dc.subjectTrato com o conhecimentopt_BR
dc.subjectEducación ruralpt_BR
dc.subjectJuventud del campopt_BR
dc.subjectTeoría pedagógica histórico críticapt_BR
dc.subjectTrato con el conocimientopt_BR
dc.titleEducação escolar da juventude do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento no currículo dos trabalhadores do campo.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBogo, Ademar-
dc.contributor.refereesD’Agostini, Adriana-
dc.contributor.refereesSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.refereesSantos, Janeide Bispo dos-
dc.contributor.refereesBogo, Maria Nalva Rodrigues de Araújo-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesCasagrande, Nair-
dc.contributor.refereesJanata, Natacha Eugênia-
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado_Sicleide Gonçalves Queiroz.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.