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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACHADO, LARA-
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia-
dc.creatorFerreira, Sílvia-
dc.date.accessioned2019-06-27T16:33:14Z-
dc.date.available2019-06-27T16:33:14Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29959-
dc.description.abstractO presente trabalho descreve os estudos desenvolvidos em processos criativos em dança com base na proposta metodológica “O Jogo da Construção Poética”. Trata-se de uma investigação artística que também contempla pesquisas de campo e leituras bibliográficas, com vistas a abordar cenicamente as experiências humanas a partir do questionamento de seus limites de normalidade. Entre pesquisa de campo, laboratórios dirigidos e composição coreográfica, a prática do jogo e da dança na cena fomenta o próprio jogo entre os corpos, partindo de uma memória cultural e corporal que é trabalhada e recriada pela referência de cada um/a dos/as envolvidos/as. Os resultados dessa pesquisa artística estão se desenvolvendo no trabalho corporal de uma personagem chamada “EstáNaMira Marruá das Dores”, inspirada na Dona Estamira, uma mulher real que se tornou protagonista de documentário de mesmo nome, dirigido por Marcos Prado: “Estamira” (2004). Poética, profética, sexagenária e catadora de lixo, Estamira inspirou a necessidade de reverenciar minha própria história, bem como a de minhas ancestrais femininas. Relaciono meus caminhos ao dessa mulher, numa linha tênue entre violência e poética. Nela exaltam-se corpos rebeldes e insurgentes que, ultrapassando os limites da aceitação, são considerados esquisitos e divergentes. Nesse mundo de exclusão e de abandono, EstáNaMira carrega as marcas de sua não “ocupância” no mundo, sendo um “corpo denúncia” de todas as formas de eliminação da/o outra/o, como o genocídio, o epistemicídio, o semiocídio, o feminicídio e o etnocídio. Como conclusão não conclusa, a pesquisa revela que o Jogo da Construção Poética cria oportunidades para uma investigação artística que, ao valorizar as subjetividades, a ancestralidade e a alteridade, estabelece relações não apenas entre a/o artista e suas histórias, mas também tematiza nosso lugar no mundo, problematizando através de um discurso corporal, a maneira como somos incluídas/os e classificadas/os numa sociedade amplamente normatizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso criativo.pt_BR
dc.subjectPesquisa de campo.pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDiscurso corporalpt_BR
dc.subjectCorpos insurgentespt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleDANÇA, VIOLÊNCIA E POÉTICA: O CORPO REBELDE DE ESTÁNAMIRA MARRUÁ DAS DORESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, EDUARDO-
dc.contributor.refereesSantos, Inaycira-
dc.contributor.refereesConrado, Amélia-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANÇApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDANÇApt_BR
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