Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRubim, Antonio Albino Canelas-
dc.contributor.authorNascimento, Alberto Freire-
dc.creatorNascimento, Alberto Freire-
dc.date.accessioned2019-06-18T17:23:52Z-
dc.date.available2019-06-18T17:23:52Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.date.submitted2010-02-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29878-
dc.description.abstractA Petrobras foi criada em 1953 pela de Lei 2004, sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, após uma campanha de participação popular cujo lema era “o petróleo é nosso”. A trajetória de crescimento e consolidação da empresa estatal nas atividades de petróleo já é do conhecimento da sociedade brasileira, seja por meio da bibliografia existente, informações nos meios de comunicação, ou mesmo na publicidade. Desde o início da década de 1980 a Petrobras inseriu em suas atribuições, a relação com o a cultura. O início teve um caráter exploratório, com ações típicas do marketing cultural. Ao longo dos anos, no entanto, a atuação da Petrobras no campo da cultura se expandiu e, hoje, a empresa desenvolve uma política cultural cuja dimensão lhe confere uma participação de destaque entre as empresas brasileiras que atuam nesse segmento. A partir da década de 1990 a empresa passou a adotar uma ação mais estruturada e aumentou sua participação na cultura. O presente trabalho analisa a trajetória da Petrobras no campo cultural e as transformações ocorridas em sua atuação desde os primeiros patrocínios, até contemporaneidade, quando ostenta o título de maior patrocinadora de cultura do Brasil. Neste período, ocorreram alterações significativas, passando de uma atuação caracterizada como marketing cultural, para empreender ações mais estruturadas de uma política cultural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectPETROBRASpt_BR
dc.titleExplorando outros campos: a trajetória da Petrobrás na cultura brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAraújo, Ubiratn de Castro-
dc.contributor.refereesBarbalho, Alexandre Almeida-
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo Cesar Miguez de-
dc.contributor.refereesSantos, Adalberto Silva-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPÓSCULTURApt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHumanidadespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.