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dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorGarfias Cobela, Marcela Yazmín-
dc.creatorGarfias Cobela, Marcela Yazmín-
dc.date.accessioned2019-06-11T15:22:50Z-
dc.date.available2019-06-11T15:22:50Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.date.submitted2019-05-10-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29823-
dc.description.abstractEstamos vivendo em uma época em que a influência da tecnologia constantemente reconfigura as relações da dinâmica econômica do capitalismo mundial, que por sua vez afeta cada região e Estadonação, ou seja, a dinâmica interna dos países está alinhada à dinâmica global, o que implica que as decisões sobre as políticas públicas sejam direcionadas por uma lógica de mercado global e não levem em conta as especificidades e necessidades dos territórios em que estas estão aplicadas. É o caso dos países da América Latina, países em desenvolvimento, que historicamente permanecem em situação de baixo desenvolvimento econômico, o que os enquadra em um atraso de desenvolvimento, produção, adaptação e implementação de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Considerando que existe uma grande desigualdade social entre as pessoas que vivem em áreas urbanas e aquelas que vivem em áreas marginalizadas ou rurais, que estão caracterizadas por ser áreas com uma porcentagem relativamente elevada de pobreza, observamos que este número significativo de pessoas que vivem em áreas marginalizadas é que dificilmente tem acesso aos serviços básicos e, portanto, acesso às TIC, como é o caso da população do estado de Oaxaca, no México, considerado um dos estados mais pobres do país. Nesse contexto, para enfrentar a imposição hegemônica da dinâmica global, surgem iniciativas de tecnologia social (TS) na sociedade civil que buscam mitigar a falta de atenção dos governos para essas localidades. Nesse cenário, esta pesquisa se focou na análise do Projeto Min (PMin), iniciativa da sociedade civil, voltada para entrega de salas digitais por meio de metareciclagem a escolas ou comunidades marginalizadas do estado de Oaxaca. O objetivo foi compreender as potencialidades do Projeto Min para las zonas marginalizadas no estado de Oaxaca, México e foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem multirreferencial, que se propõe a observar a complexidade ou hipercomplexidade dos fenômenos. Através de um Estudo de Caso, identificamos que a cultura de Oaxaca foi um dos fatores mais importantes que condicionou a sociedade civil a instalar e manter salas de aula digitais através da metareciclagem em áreas de Oaxaca marcadas pela desigualdade social. Além disso, realizamos mapas dos processos internos e externos do Projeto Min, por meio de uma visão socioambiental que, baseada na metareciclagem e software livre, permite a instalação de salas digitais nessas áreas. Por outro lado, resenhamos os processos de apropriação das tecnologias digitais recicladas nos dois locais investigados, Santa Maria Yaviche e Assunção Ocotlan, onde mostramos as contribuições decorrentes da instalação das salas digitais para a população assistida pelo projeto. Por fim, concluímos que o Projeto Min é uma ajuda muito importante para as localidades onde está instalado, contudo, ao não existir uma formação dos sujeitos sociais sobre as potencialidades e usos da tecnologia, a escola beneficiada torna-se uma reprodutora mais das ideologias dominantes, neste caso a reprodução da ideia de que a tecnologia é uma ferramenta ou instrumento, lógicas que não promovem o desenvolvimento de uma cultura digital ampla na região.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Estamos viviendo en una era en la cual la influencia de la tecnología constantemente reconfigura las relaciones de la dinámica económica del capitalismo mundial, que a su vez afecta a cada región y Estado-nación, es decir, la dinámica interna de los países está alineada a las dinámicas globales, lo que implica que las decisiones sobre políticas públicas se lleven a cabo a través de una lógica global de mercado y no toman en cuenta la especificidad y necesidad del territorio sobre el que se aplican. Tal es el caso de los países de América Latina, naciones en vías de desarrollo, que históricamente permanecen en un bajo desarrollo económico, lo que a su vez las enmarca en un retraso del desarrollo, producción, adaptación e implementación de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC). Considerando que existe una gran desigualdad social entre las personas que viven en zonas urbanas y las que viven en zonas marginadas o rurales, que se caracterizan por ser zonas con un porcentaje de pobreza relativamente alto, observamos que esa significativa cantidad de personas que vive en zonas marginadas difícilmente cuentan con acceso a servicios básicos y, por tanto, acceso a las TIC, como es el caso de la población del estado de Oaxaca en México, considerado uno de los estados más pobres del país. Ante tal contexto, para hacer frente a la imposición hegemónica de las dinámicas globales, surgen desde la sociedad civil iniciativas de Tecnología Social (TS) que pretenden mitigar la falta de atención por parte de los gobiernos a dichas localidades. Bajo este panorama, esta investigación se enfocó a analizar el Proyecto Min (PMin), una iniciativa surgida desde la sociedad civil, enfocada a entregar aulas digitales a través del reciclaje electrónico a escuelas o comunidades marginadas del estado de Oaxaca. El objetivo fue comprender las potencialidades del Proyecto Min para las zonas marginadas en el estado de Oaxaca, México, esto se llevó a cabo a través de una investigación cualitativa con abordaje multireferencial, el cual propone observar la complejidad o hipercomplejidad de los fenómenos. A través del Estudio de Caso, identificamos que la cultura oaxaqueña fue uno de los factores más importantes que condicionaron a la sociedad civil a instalar y mantener aulas digitales a través del reciclaje electrónico en zonas de Oaxaca marcadas por la desigualdad social. Además, realizamos mapas de los procesos internos y externos del funcionamiento del Proyecto Min, a través de una visión social y ambiental que, basada en el reciclaje electrónico y el software libre, permiten la instalación de las aulas digitales en dichas zonas. Por otro lado, reseñamos los procesos de apropiación de las tecnologías digitales recicladas en las dos localidades investigadas, Santa María Yaviche y Asunción Ocotlán, donde evidenciamos las contribuciones que surgen de la instalación de aulas digitales para la poblaciones asistida por este proyecto; finalmente, concluimos que Proyecto Min es una ayuda muy importante para las localidades donde se instala, sin embargo al no haber una formación de los sujetos sociales sobre las potencialidades y los usos de la tecnología, la escuela beneficiada se convierte en un reproductor más de las ideologías dominantes, en este caso la reproducción de la idea de que la tecnología es una herramienta o instrumento, lógicas que no promueven el desarrollo de una cultura digital amplia en la región.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectreciclagem eletrônicapt_BR
dc.subjecttecnologia socialpt_BR
dc.subjectsoftware livrept_BR
dc.subjectsociedade civilpt_BR
dc.subjectdesigualdadept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectreciclaje electrónicopt_BR
dc.subjecttecnología socialpt_BR
dc.subjectsoftware librept_BR
dc.subjectsociedad civilpt_BR
dc.subjectdesigualdadpt_BR
dc.titleProgramas de instalación de aulas digitales a través del reciclaje electrónico: estudio del Proyecto Min en Oaxaca, Méxicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFicoseco, Verónica Sofía-
dc.contributor.refereesMenezes, Karina Moreira-
dc.contributor.refereesSantos, Débora Abdalla-
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
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