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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria das Neves de-
dc.creatorAlmeida, Maria das Neves de-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:05:16Z-
dc.date.available2019-06-03T19:05:16Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.date.submitted2019-03-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29768-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a criação de um Espaço Maker como potencializador da criatividade, ludicidade e compartilhamento de Ideias no Contexto Acadêmico, que foi delineado como Projeto de Intervenção a ser proposto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Seu objetivo é apresentar o Espaço Maker como uma alternativa viável de implementação das características da cultura hacker, de forma a se configurar como um modelo de experiência aberto, participativo, criativo e lúdico. Sem sobreposição de um dos aspectos sobre os outros, o Projeto de Intervenção se propôs a identificar alternativas de trabalho com os temas da criatividade, da ludicidade e do compartilhamento de ideias. Seu viés norteador perpassa pela construção coletiva e solidária de saberes, na perspectiva de que as ações e os projetos desenvolvidos em um Espaço Maker contribuam para dinamizar a vida acadêmica, influenciando positivamente no processo de ensino e de aprendizagem e, oportunamente, na qualidade das relações interpessoais. Para tanto, o caminho percorrido até a elaboração do Projeto de Intervenção incluiu a apresentação do Campus Petrolina em suas especificidades, o estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que se constituíram como possibilidades de argumentação e reflexão acerca dos temas da ludicidade, da criatividade, do compartilhamento de ideias, da cultura hacker e da cultura maker, assim como a discussão sobre a influência das tecnologias digitais no âmbito da comunidade acadêmica do Campus. Por fim, verificou-se a produção de dados através da realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que incluiu o questionário, a observação assistemática, o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Os resultados obtidos a partir dos posicionamentos de estudantes, docentes e servidores técnicos administrativos a respeito das temáticas propostas fomentaram a apresentação do Projeto de Intervenção, valorizado, sobremaneira, pela riqueza das falas, registros, ilustrações e singularidades que fazem parte da dinâmica acadêmica do Campus Petrolina.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper aproaches the Creation of a Maker Space as Potentiator of Creativity, Ludicity and Sharing of Ideas in the Academic Context, which was outlined as an Intervention Project to be proposed to the Federal Institute of Education Science and Technology of Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Its aim is to present the Space Maker as a viable alternative to implement characteristics of the hacker culture, in order to be configured as an open, participatory, creative and ludic experience model. Without overlapping one aspects over others, the Intervention Project proposed to identify alternative work with the themes of creativity, ludicity and sharing of ideas. Its guiding bias permeates the collective and solidary construction of knowledge, in the perspective that the actions and projects developed in a Space Maker contribute to dynamize the academic life, positively influencing the teaching and learning process and, in a timely manner, in the quality of interpersonal relations skills. Therefore, the path taken up to the elaboration of the Intervention Project included the presentation of the Petrolina Campus in its specificities, the study of the theoretical and methodological references that were constituted as possibilities of argumentation and reflection on the themes of ludicity, creativity, sharing ideas, hacker culture and the maker culture, as well as the discussion about the influence of digital technologies within the academic community of the Campus. Finally, the production of data was verified through a qualitative approach, which included the questionnaire, asymptotic observation, the field diary, the semi-structured interview and the conversation circle. The results obtained from the positioning of students, teachers and administrative staff, regarding the proposed themes, promoted the presentation of the Intervention Project, which was highly valued for the richness of the lines, records, illustrations and singularities that are part of the academic dynamics of the Campus Petrolina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Makerpt_BR
dc.subjectÉtica Hackerpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCompartilhamento de Ideiaspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectSharing of Ideaspt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectLudicitypt_BR
dc.subjectMaker Culturept_BR
dc.titleEspaços Makers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMenezes, Karina Moreira-
dc.contributor.refereesJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.contributor.refereesCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação(PGEDU)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsFaced/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)



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