Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Cláudio Orlando Costa de-
dc.contributor.authorLima, Bianca Caroline Souza de-
dc.creatorLima, Bianca Caroline Souza de-
dc.date.accessioned2019-05-29T17:06:36Z-
dc.date.available2019-05-29T17:06:36Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.date.submitted2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29720-
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEM COMO OBJETO AS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES NA ETAPA DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) QUE BUSCOU CONHECER E COMPREENDER AS EXPERIÊNCIAS DOS ATORES DA FORMAÇÃO ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS, OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, O CURRÍCULO E OS ESTÁGIOS, COMO ACONTECEM OS ESTÁGIOS NA UFRB E NO CURSO DE PSICOLOGIA E COMO SE DÁ A COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DOS ATORES/AUTORES NOS PROCESSOS FORMATIVOS E OPERACIONAIS DOS ESTÁGIOS NA GRADUAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA BASEADA NA ETNOPESQUISA-IMPLICADA E NA PESQUISA DA EXPERIÊNCIA, EM QUE A EXPERIÊNCIA DO/A PESQUISADOR/A E DOS ATORES SOCIAIS SE FORTALECE NAS NARRATIVAS E NA INTERPRETAÇÃO DOS SEUS ETNOMÉTODOS. A PESQUISA OCORREU DURANTE O SEMESTRE LETIVO 2018.1 E FORAM ENTREVISTADOS TRÊS DISCENTES MATRICULADOS E CURSANDO COMPONENTES CURRICULARES DE ESTÁGIO E QUATRO DOCENTES ORIENTADORES DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS QUE PARTICIPARAM DA ENTREVISTA COMPREENSIVA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS CONCEITOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA, FORMAÇÃO E OS SEIS ASPECTOS QUE ENVOLVEM OS ESTÁGIOS NA GRADUAÇÃO QUE SÃO: CURRÍCULO, POLÍTICAS, OPERACIONALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO, REGULAMENTAÇÃO E GESTÃO. OS RESULTADOS APRESENTARAM UM PANORAMA DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA, A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES E DOCENTES E O IMPACTO DE TAIS ATIVIDADES PARA A SOCIEDADE EM QUE A UNIVERSIDADE ESTÁ INSERIDA, BEM COMO, APRESENTOU POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO E MUDANÇAS NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, NA GESTÃO DE TAIS ATIVIDADES E NO ÂMBITO DA ARTICULAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE.pt_BR
dc.description.abstractTHIS STUDY FOCUSES ON THE INTERNSHIP PROGRAM IN PSICHOLOGY COURSE OF UFRB, AND ITS POLITICAL, INSTITUTIONAL AND CURRICULAR IMPLICATIONS AS WELL AS PROFESSIONAL FORMATIVES, HIGHLIGHTING THE STUDENTS’ EXPERIENCES IN EACH STAGE OF OBLIGATORY INTERSHIPS OF THE PSYCHOLOGY COURSE OF THE HEALTH SCIENCE CENTER OF UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, SOUGHT TO KNOW AND UNDERSTAND THE EXPERIENCES OF THE TRAINING ACTORS THROUGH THE INTERNSHIPS, THE THEORETICAL REFERENCES THAT BASE THE PROFESSIONAL FORMATION, THE CURRICULUM AND THE STAGES, AS THEY HAPPEN THE STAGES IN THE UFRB AND IN THE COURSE OF PSYCHOLOGY AND HOW THE UNDERSTANDING AND THE IMPLICATIONS OF THE ACTORS / AUTHORS IN THE TRAINING AND OPERATIONAL PROCESSES OF UNDERGRADUATE INTERNSHIPS. IT IS A QUALITATIVE RESEARCH, DESCRITIVE BASED ON IMPLICADE ETNO-RESEARCH AND RESEARCH OF EXPERIENCE, WHOSE SOCIAL ACTORS’ EXPERIENCE BECOMES STRONGER IN THEIR NARRATIVES AND THEIR ETNO-METHODS INTERPRETATION. THE EMPIRICAL RESEARCH HAPPENED FROM JULY TO OCTOBER IN 2018. THE STUDY SUPPORTED ITSELF IN IDENTITARY BUILDING NOTIONS, FORMATION AND ASPECTS CONCERNENT TO INTERNSHIPS DURING THE GRADUATION WHICH ARE: CURRICULUM, POLITICS, OPERACIONALIZATION, CONCEPTION, REGULAMENTATION AND MANAGEMENT. THE RESULTS PRESENTED AN OVERVIEW OF THE STAGES OF THE PSYCHOLOGY COURSE, THE EXPERIENCE OF THE STUDENTS AND TEACHERS AND THE IMPACT OF THESE ACTIVITIES ON THE SOCIETY IN WHICH THE UNIVERSITY IS INSERTED, AS WELL AS, PRESENTED POSSIBILITIES OF INNOVATION AND CHANGES IN THE PEDAGOGICAL PROJECT OF THE COURSE, IN THE MANAGEMENT OF THESE ACTIVITIES AND WITHIN THE SCOPE OF THE ARTICULATION BETWEEN THE UNIVERSITY AND THE SOCIETY.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão se aplicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectConstrução identitáriapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleESTÁGIOS NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFRB: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS, INSTITUCIONAIS, CURRICULARES E FORMATIVAS PROFISSIONAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesConceição, Djenane Brasil-
dc.contributor.refereesJesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.refereesChagas, Rita de Cácia Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Artes, Humanidades e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqGestão, Currículo e Formaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação em PDF.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.