Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.contributor.authorMorais, Vitor Guimarães-
dc.creatorMorais, Vitor Guimarães-
dc.date.accessioned2019-05-22T17:55:32Z-
dc.date.available2019-11-19T03:00:42Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.date.submitted2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29627-
dc.description.abstractEsta dissertação está apresentada no formato de coletânea, composta por dois artigos, e teve o objetivo de investigar as concepções de qualidade utilizada por docentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O primeiro artigo, intitulado Qualidade da Educação Superior brasileira: Um modelo de análise, buscou apresentar os diferentes conceitos e categorias de qualidade que existem na literatura e discutir a utilização dessas definições na prática da Educação Superior brasileira. Para isso, baseou-se em livros sobre qualidade na educação, artigos e nas referências contidas nos trabalhos encontrados. Este primeiro trabalho foi estruturado em três seções principais, abordando o desenvolvimento histórico e a utilização do conceito de qualidade na educação; apresentação dos conceitos e categorizações encontrados na literatura e finalmente, a formalização de uma proposta para análise da qualidade. Verificou-se que os conceitos, apesar de variados, podem ser agrupados com base na perspectiva política em que foram pensados, entretanto, as categorizações não refletem essa forma de organização. Conclui-se que, para analisar a qualidade na educação, é preciso partir do viés político encontrado entre os conceitos, resultando na criação de duas categorias, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. O segundo artigo, intitulado Qualidade na Educação Superior brasileira: A perspectiva docente, buscou identificar e compreender a concepção de docentes da UFBA acerca da qualidade de cursos de graduação. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com 12 professores de cursos variados, sendo possível identificar os principais descritos de qualidade nos seus discursos e verificar que, em sua maioria, pensam a Educação Superior através da qualidade crítica. Além disso, observou-se a emergência de temas comuns entre eles, indicando que a qualidade da educação deve partir de reflexões sobre os temas elencados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is presented in a collection format, composed by two articles, and had the objective of investigating the conceptions of quality used by professors of different undergraduate courses of the Federal University of Bahia (UFBA). The first article, titled Quality of Brazilian Higher Education: A model of analysis, sought to present the different concepts and categories of quality that exist in the literature and to discuss the use of these definitions in the practice of Brazilian Higher Education. For this, it was based on books on quality in education, articles and in the references contained in the works found. This first work was structured in three main sections, addressing the historical development and the use of the concept of quality in education; presentation of the concepts and categorizations found in the literature and, finally, the formalization of a proposal of quality analysis. It was found that the concepts, although varied, can be grouped based on the political perspective in which they were thought, however, categorizations do not reflect this form of organization. It is concluded that, in order to analyze quality in education, it is necessary to start from the political bias found between concepts, resulting in the creation of two categories, critical quality and instrumental quality. The second article, entitled Quality in Brazilian Higher Education: The teacher's perspective, sought to identify and understand the UFBA faculty's conception of the quality of undergraduate courses. For this purpose, we used semi-structured interviews with 12 teachers of varied courses. It is possible to identify the main quality described in their speeches and to verify that, for the most part, they think of Higher Education through the critical quality. In addition, it was observed the emergence of common themes among them, indicating that the quality of education should be based on reflections on the topics listed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectQualidade na Educação Superiorpt_BR
dc.subjectConceito de Qualidadept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Salvador, Bahiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleQualidade na Educação Superior Brasileira: A perspectiva docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.refereesSantos, Fransley Lima-
dc.contributor.refereesRocha, Marcelo Nunes Dourado-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CORRIGIDA.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.