Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Márcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.authorSantos, Adriano Portela dos-
dc.creatorSantos, Adriano Portela dos-
dc.date.accessioned2019-05-22T14:25:22Z-
dc.date.available2019-05-22T14:25:22Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29621-
dc.description.abstractA presente tese analisa a oração na dramaturgia de Gil Vicente (1465-1536), de modo particular na farsa Clérigo da Beira (1529), nas moralidades Auto da Barca do Inferno (1517) e Auto da Barca da Glória (1519) e no mistério Auto da Cananea (1534), com o auxílio da Teopoética, abordagem crítica de estudos comparados entre Teologia e Literatura. Busca-se perceber de que maneira a concepção e a prática da oração foram utilizadas por Gil Vicente como recursos dramáticos; bem como explicitar como a representação desse topus literário – o ato de orar – elaborou e transmitiu noções teológicas na dramaturgia vicentina. Primeiramente, procuramos situar o dramaturgo português no contexto da teopoética, através sobretudo dos estudos de Antonio Carlos de Melo Magalhães (2009), apresentando o conceito e metodologia dessa abordagem, como também realizando revisão bibliográfica dos estudos vicentinos acerca da religiosidade. Depois, procuramos realizar um inventário das orações na dramaturgia vicentina, partindo do que já havia sido realizado por José Camões (2002), analisando os discursos sobre a oração produzidos nas cenas e as próprias orações realizadas: quais foram, por quais personagens foram realizadas, em que contexto cênico. Por fim, debruçamo-nos sobre os procedimentos estéticos e princípios teológicos nos três autos citados mais acima, deparando-nos com a mudança de perspectiva teológica de Gil Vicente de um texto para o outro, proporcionada pela sua aproximação da noção de Graça. Com isso, buscamos estabelecer uma nova perspectiva a partir da qual seja possível falar da religiosidade de Gil Vicente e de sua relação com os ventos reformadores do XVI, uma vez que Graça é uma noção bastante cara ao período inicial da Reforma Protestante.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis analyzes the prayer in Gil Vicente's dramaturgy (1465-1536), particularly in the clerical Clérigo da Beira (1529), in the moralities Auto da Barca do Inferno (1517) and Auto da Barca da Glória (1519) and in the mystery Auto da Cananea (1534), with the help of Theopoetics, critical approach to comparative studies between Theology and Literature. It seeks to understand how the conception and practice of prayer were used by Gil Vicente as dramatic resources; as well as to explain how the representation of this literary topus - the act of praying - elaborated and transmitted theological notions in Vincentian dramaturgy. Firstly, we try to situate the Portuguese playwright in the context of theopoetics, mainly through the studies of Antonio Carlos de Melo Magalhães (2009), presenting the concept and methodology of this approach, as well as carrying out a bibliographical review of the Vincentian studies on religiosity. Afterwards, we tried to make an inventory of the prayers in Vincentian dramaturgy, starting with what had already been done by José Camões (2002), analyzing the speeches about the prayer produced in the scenes and the prayers themselves performed: which were, by what characters were performed, in what scenic context. Finally, we turn to the aesthetic procedures and theological principles in the three volumes quoted above, with the change in the theological perspective of Gil Vicente from one text to the other, brought about by his approach to the notion of Grace. , we seek to establish a new perspective from which it is possible to speak of the religiosity of Gil Vicente and his relation with the reforming winds of the XVI, since Grace is a notion quite expensive to the initial period of the Protestant Reformation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectDramaturgia Portuguesapt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectOraçãopt_BR
dc.subjectGraçapt_BR
dc.subjectReligião e literaturapt_BR
dc.titleENCOMIÉNDALAS A DIOS: A ORAÇÃO NOS AUTOS DE GIL VICENTEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLima, Mirella Márcia Longo Vieira-
dc.contributor.refereesEl Fahl, Alana de Oliveira Freitas-
dc.contributor.refereesFernandes, Geraldo Augusto-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Portela - Tese definitiva (Final).pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.