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dc.contributor.advisorMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.authorDourado, Marcondes Menezes de Souza-
dc.creatorDourado, Marcondes Menezes de Souza-
dc.date.accessioned2019-05-13T15:07:55Z-
dc.date.available2019-05-13T15:07:55Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.date.submitted2018-12-19-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29495-
dc.description.abstractEsta pesquisa estuda a funcionalidade do RPGAD móvel como instrumento pedagógico voltado para promover aprendizagem colaborativa uma vez que, os estudos desenvolvidos, até o presente momento, evidenciaram a ocorrência de aprendizagem, mas não apresentaram explicações sobre o modo como esta ocorre. Para isso, focalizou a abordagem sobre os jogos do tipo Role Playing Game (RPG), para que através da nossa versão desktop do RPGAD Digital fosse modelada e desenvolvida uma versão móvel da mesma. A solução ao problema foi encontrada no coletivo participante e passou por três ciclos iterativos de aplicação para refinamento. O socioconstrutivismo de Lev Vigotsky sustenta a base epistemológica necessária para criar ambientes de aprendizagem na qual os usuários de forma engajada, através de mediação e interação sejam protagonistas na relação ensino-aprendizagem. As habilidades sociais dos usuários enquanto ser social é ampliada nos usuários através das simulações do RPG digital. A abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), será desenvolvida na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa a partir da simulação de situações que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre o conteúdo do jogo. Tais resultados demonstram a efetividade desse instrumento pedagógico mostrando que o mesmo ao usar a mobilidade como pilar principal, obteve uma maior interação, colaboração, metacognição, mediação e contextualidade em relação à sua versão desktop.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research studies the functionality of mobile RPGAD as a pedagogical tool aimed at promoting collaborative learning since the studies developed up to the present moment have evidenced the occurrence of learning but did not present explanations about how it occurs. For that, it focused on the approach of Role Playing Game (RPG), so that through our desktop version of RPGAD Digital was modeled and developed a mobile version of it. The solution to the problem was found in the participant collective and underwent three iterative cycles of application for refinement. The socioconstrutivism of Lev Vigotsky sustains the epistemological basis necessary to create learning environments in which users in an engaged way through mediation and interaction are protagonists in the teaching-learning relationship. The social skills of users while being social is magnified in the users through the simulations of digital RPG. The methodological approach Design-Based Research (DBR) will be developed in the direction of open space for applied research and focused on the development of practical research solutions. In this way, the results obtained in the research based on the simulation of situations that require initiative and engagement, showed the development of critical and reflexive thinking about the content of the game. These results demonstrate the effectiveness of this pedagogical tool, showing that the same when using mobility as the main pillar, obtained a greater interaction, collaboration, metacognition, mediation and contextuality in relation to its desktop version.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPG (linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectDesign-Based Researchpt_BR
dc.subjectDesign cognitivo socioconstrutivistapt_BR
dc.subjectUMLpt_BR
dc.subjectPHP (linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRPG, Design-Based Researchpt_BR
dc.subjectSocio-constructivist cognitive designpt_BR
dc.titleRPGAD MÓVEL: uma solução educacional recursiva usando princípios socioconstrutivistas.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMagalhães, André Ricardo-
dc.contributor.refereesSharma, Ramesh-
dc.contributor.refereesSilva, Ronaldo Pedreira-
dc.contributor.refereesMonteiro, Roberto Luis Souza-
dc.contributor.refereesMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
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