Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29253
Tipo: Tese
Título: A referenciação anafórica na produção de narrativas infantis
Autor(es): Tunes, Marlene da Rocha
Autor(es): Tunes, Marlene da Rocha
Abstract: Este trabalho é um estudo da referenciação anafórica em narrativas histórias escritas a partir de uma seqüência de gravuras por crianças da segunda, terceira e quarta séries do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de Salvador. Como base teórica, tomam-se os pressupostos da Lingüística Textual e da Psicolingüística e analisam-se as estratégias utilizadas no estabelecimento de relações referenciais às personagens centrais da história, bem como as condições atuantes no emprego das formas lingüísticas selecionadas. O estudo contempla as anáforas correferenciais pronominais e nominais, dominantes no corpus, cujos subtipos abrangem os pronomes pessoais de terceira pessoa, a repetição lexical, as expressões definidas e os nomes genéricos. Os resultados apontam para o emprego majoritário da anáfora nominal representada pela repetição lexical nas funções referenciais de manutenção e reintrodução, para marcar a relevância da personagem em determinado espaço narrativo, favorecendo a continuidade temática, e da anáfora pronominal na manutenção, em função da própria estrutura narrativa. Com os resultados obtidos, confirmam-se as questões levantadas. A primeira, quando se verifica que a importância assumida pela personagem na história determina a escolha da forma lingüística utilizada para exprimir a sua introdução, manutenção e reintrodução referenciais. A segunda, quando se constata que as expressões nominais selecionadas (nome próprio, expressão definida, expressão indefinida ou definida com modificadores) não apenas conferem à personagem uma marca específica na história, mas também expressam, pela via da subjetividade, os laços do narrador com a personagem criada.
This is a study of anaphoric referenciation in narrative texts elicited from a set of pictures and written by children of second, third and fourth grades of two elementary public schools in Salvador. As a theoretical framework, principles of Text Linguistics and Psycholinguistics have been adopted in order to analyze the strategies used in the establishment of referential relationship to the main characters of the story, as well as the conditions that determine the use of the selected linguistic expressions. The study focuses on the correferential anaphoras accomplished by pronouns and nouns, the most representative samples in the corpus, and their subtypes: third person pronouns, lexical repetition, definite expressions and general nouns. The results show the major use of nominal anaphora represented by lexical repetition in the maintenance and reintroduction of referents as a mark of the character's importance in a given narrative space that contributes to the thematic continuity of the text, and the use of pronominal anaphora in the referential maintenance function, determined by the narrative structure of the story. Taking into account the results, we can answer the two questions previously asked. The first question is answered when we find out that the character's importance in the story determines the choice of the linguistic expressions used to introduce, maintain and reintroduce it. The second one is aswered when we confirm that the nominal expressions (proper nouns, definite expressions, indefinite or definite expressions and their modifiers) are chosen not only to give the character a certain status in the story, but also to express, via subjectivity, the narrator's ties to the character that he has created.
Palavras-chave: Anáfora (Lingüística)
Referência (Lingüística)
Análise do discurso narrativo
Livros ilustrados para crianças
Ensino fundamental
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29253
Data do documento: 9-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tunes, Marlene da Rocha.pdf21,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.