Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.authorNanclares, Ruben Darío Montoya-
dc.creatorNanclares, Ruben Darío Montoya-
dc.date.accessioned2019-04-08T18:06:03Z-
dc.date.available2019-04-08T18:06:03Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.date.submitted2019-03-14-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29217-
dc.description.abstractNo campo educativo, e nas universidades como instituições de geração, sistematização conhecimento e formação, devem existir dispositivos para à atualização permanente dos currículos, em prol do melhoramento da ensino e aprendizagem dos futuros professionais. Esta tese apresenta uma pesquisa que traz como questão: Como se configura a retroalimentação colaborativa do currículo, a partir da experiência dos discentes e quais são suas implicações para a qualificação dos processos formativos na educação universitária? Fundamenta-se teoricamente em autores como: Garfinkel (2006), Ardoino (1998, 2012), Macedo (2007, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016, 2018), Silva (1999), Freire (1980, 1987, 1996, 2010), entre outros, que ajudaram ao pesquisador a Compreender como se configura a retroalimentação colaborativa do currículo, a partir da experiência dos discentes e quais são suas implicações para a qualificação dos processos formativos da educação universitária. Sustenta-se dentro do paradigma qualitativo com um enfoque fenomenológico hermenêutico, metodologicamente utiliza-se a etnopesquisa-formação e contrastiva, porquanto realiza um estudo multicasos de realidades sobre a retroalimentação colaborativa do currículo na formação universitária no Brasil e na Colômbia. A reflexão pedagógica feita através deste trabalho, nos autoriza para concluir que a retroalimentação colaborativa de currículo é um dispositivo pedagógico importante para a atualização, ajuste e até criação do currículo, neste sentido, fornece elementos teórico-práticos para criar currículos multirreferencializados e etnocurrículos, o que se traduz em currículos que tomam como referência os atos de currículo, dos atores curriculantes implicados, em diálogo com os saberes-fazeres surgidos das experiências.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT:En el campo educativo, y en las universidades como instituciones de generación, sistematización de conocimiento y formación, deben existir dispositivos para la actualización permanente de los currículos, en pro del mejoramiento de la enseñanza y aprendizaje de los futuros profesionales. Esta tesis presenta una investigación que trae como pregunta: como se configura la retroalimentación colaborativa de currículo, a partir de la experiencia de los discentes y cuáles son sus implicaciones para la cualificación de los procesos formativos en la educación universitaria? Se fundamenta en autores como Garfinkel (2006), Ardoino (1998, 2012), Macedo (2007, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016, 2018), Silva (1999), Freire (1980, 1987, 1996, 2010), entre otros, que ayudan al investigador a comprender como se configura la retroalimentación colaborativa de currículo a partir de la experiencia de los discentes y cuáles son sus implicaciones para la cualificación de los procesos formativos de la educación universitaria. Se sustenta dentro del paradigma cualitativo con un enfoque fenomenológico hermenéutico, metodológicamente se utiliza la etnoinvestigación-formación y constrastiva, por cuanto se hace un estudio multicasos de realidades sobre la retroalimentación colaborativa de currículo en la formación universitaria en Brasil y en Colombia. La reflexión pedagógica realizada a través de este trabajo, nos autoriza para concluir que la retroalimentación colaborativa es un dispositivo pedagógico importante para la actualización, ajuste y hasta creación del currículo, en este sentido, ofrece elementos teórico-prácticos que toman como referencia los actos de currículo, de los actores curriculantes implicados, en dialogo con los saberes-haceres surgidos de las experiencias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetroalimentação colaborativa de currículopt_BR
dc.subjectAtos de curriculopt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subjectEtnopesquisa-formaçãopt_BR
dc.subjectMultireferencialidadept_BR
dc.subjectretroalimentación colaborativa de currículopt_BR
dc.subjectproceso formativopt_BR
dc.subjectetnoinvestigación-formaciónpt_BR
dc.subjectmultirreferencialidadpt_BR
dc.titleCompreendendo a retroalimentação colaborativa de currículo: a ressonância da experiência discente na qualificação dos processos formativos em universidades públicas do Brasil e da Colômbiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra Santos de-
dc.contributor.refereesPaim, Ana Verena Freitas-
dc.contributor.refereesBorba, Sergio da Costa-
dc.contributor.refereesTexeira Neto, José-
dc.contributor.refereesMoura, Gerusa Carneiro de Oliveira-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFaced/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurriculopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ruben Nanclares versao final 2019.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.