Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMesseder Neto, Hélio da Silva-
dc.contributor.authorReis, Luis Eduardo Matos-
dc.creatorReis, Luis Eduardo Matos-
dc.date.accessioned2019-03-27T16:10:34Z-
dc.date.available2019-03-27T16:10:34Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.date.submitted2018-11-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29024-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise crítica do processo de elaboração de ferramentas audiovisuais desenvolvidas por alunos do curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, como um amparo teórico para professores de ciências que desejem criar e/ou utilizar vídeos em sua prática pedagógica. Este estudo resultou na elaboração de categorias de análises com base no movimento de criação dessas ferramentas audiovisuais. Foi utilizada a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como referencial pedagógico de análise. Para tanto, buscou-se integrar um tripé teórico que embasasse essa investigação. Nesse sentido discutiu-se de maneira interligada as bases filosóficas e psicológicas da PHC, a formação de professores e as tecnologias da informação e comunicação, mais especificamente as mídias digitais classificadas como vídeos. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, prática, montaram-se grupos de alunos que tiveram como meta desenvolver um vídeo que pudesse ser utilizado em sala de aula. Para desenvolver o planejamento das ferramentas audiovisuais, foram realizadas diversas reuniões, registradas por meio de gravações em áudio, vídeo e caderno de notas. Na segunda etapa, teórica, analisou-se os dados obtidos, os quais foram compilados em quatro categorias de análise: clareza da concepção pedagógica, intencionalidade do planejamento, contextualização da temática e articulação entre elementos técnicos e teóricos. Cada uma das categorias deu origem a diferentes níveis teóricos nos quais os vídeos foram alocados. Conclui-se, portanto, que é possível analisar vídeos a partir de uma perspectiva crítica.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to perform a critical analysis of the development of audio-visual tools developed by undergraduate degree students in Chemistry (night course) at Federal University of Bahia as a theoretical support for science teachers who wish to create and/or use videos in their pedagogical practice. This analysis resulted in the elaboration of categories of analysis based on the movement of creation of these audio-visual tools. Historical-Critical Pedagogy (PHC) was used as a pedagogical reference for analysis. In order to do so, it was integrated a theoretical tripod that would support this investigation. In this sense, the philosophical and psychological bases of PHC, the training of teachers and information and communication technologies, and more specifically the digital media classified as videos, were discussed in an interconnected way. The research was divided into two stages. In the first, practice, groups of students were set up to develop a video that could be used in classroom. In order to develop the planning of the audio-visual tools, several meetings were held that were recorded through audio, video and notebook recordings. In the second stage, theoretical, the data obtained were analysed, which were compiled into four categories of analysis (CAs): clarity of the pedagogical conception (CA1), intentionality of planning (CA2), contextualisation of the theme (CA3) and articulation between technical and theoretical elements (CA4). Each of the categories gave rise to different theoretical levels in which the videos were allocated. It is concluded, therefore, that it is possible to analyse videos from a critical perspective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleProdução de vídeos e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise crítica da elaboração de ferramentas audiovisuais por professores em formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.contributor.refereesPenha, Abraão Félix da-
dc.contributor.refereesLeite, Bruno Silva-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao finalizada Luis Eduardo.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.