Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorSantos, Igor Alexandre de Carvalho-
dc.creatorSantos, Igor Alexandre de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-03-12T14:37:39Z-
dc.date.available2019-03-12T14:37:39Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.date.submitted2019-01-15-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28795-
dc.description.abstractEssa tese doutoral é tomada pela reflexão e fabulação teórico-conceitual do que denominamos formação poética enquanto capacidade de resistência e invenção em blocos de espaço-tempo implexos de aprendizagem. A poética implica em produzir mais beleza e singularização aos modos de existência em contextos educacionais, fazendo dos processos formativos uma obra poética. A partir das expressões poético-literárias, dos conceitos da filosofia da diferença e das noções/proposições educacionais convidamos para com-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros e Fernando Pessoa, dentre outros. Adotamos o método rizomático, por sua aderência com o constructo da pesquisa, pois a perspectiva de formação privilegiada é a de processos de subjetivação e singularização na educação. Consideramos que aqueles que se formam não são idiotas poéticos e que há programas de experimentação para exercitar os devires-poéticos na formação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This doctoral thesis has been approached based on the reflection and the theoreticalconceptual fable making of what we denominate poetical formation as resistance capacity and invention within complex blocks of space-time in the learning process. The poetics implies in producing more beauty and singularity to the ways of existence in educational contexts, turning the formation processes into a poetic work. Stem from the poetic-literary expressions, the concepts of the philosophy of the different and the educational notions/propositions there is an invitation to con-verse with Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraíso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, among others. We adopted the rhizomatic method for its adherence towards the construct of the research, once the perspective of privileged formation is the subjectivation and singularization processes in education. We consider that those who graduate are not poetic idiots and that there are experimentation programs to exercise the becoming-poetic in the formation.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esa tesis doctoral es tomada por la reflexión y fabulación teórico-conceptual de lo que denominamos formación poética como capacidad de resistencia e invención en bloques de espacio-tiempo complejos de aprendizaje. La poética implica producir más belleza y singularización a los modos de existencia en contextos educacionales, convirtiendo los procesos formativos en una obra poética. A partir de las expresiones poético-literarias, de los conceptos de la filosofía de la diferencia y de las nociones/proposiciones educacionales, invitamos a con-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Féliz Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, entre otros. Adoptamos el método rizomático por su adherencia al constructo de la investigación, pues la perspectiva de formación privilegiada es la de procesos de subjetivación y singularización en la educación. Consideramos que aquellos que se forman no son idiotas poéticos y que hay programas de experimentación para ejercitar los devenires-poéticos en la formación.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFormaciónpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.titlePor uma formação poética.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
dc.contributor.refereesGuerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesPaim, Ana Verena Freitas-
dc.contributor.refereesReis, Leonardo Rangel dos-
dc.contributor.refereesSantos, Wilson Nascimento-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese-Igor.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.