Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPonczek, Roberto Leon-
dc.contributor.authorSilva, Joabson Guimarães da-
dc.creatorSilva, Joabson Guimarães da-
dc.date.accessioned2019-03-07T15:53:12Z-
dc.date.available2019-03-07T15:53:12Z-
dc.date.issued2019-03-07-
dc.date.submitted2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28767-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a aprendizagem significativa sobre os conceitos de energia elétrica, ancorado nos subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos alunos, partindo das ideias prévias sobre energia elétrica, energia eólica e nuclear. Tem como objetivo avaliar a potencialidade das ideias prévias na aprendizagem significativa sobre a transformação de energia eólica e nuclear em energia elétrica existente no sudoeste da Bahia. A pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida em duas escolas de ensino médio da rede estadual. A metodologia utilizada constou de dois instrumentos de coleta de dados com os alunos, sendo uma entrevista semiestruturada, no início e outra, após o desenvolvimento dos conceitos elétricos, conforme descrição na sequência didática. A entrevista inicial foi necessária para coletar as ideias prévias e a entrevista final, com as mesmas perguntas, objetivava saber os conceitos que foram construídos. O outro instrumento fdiz respeito à construção de um mapa conceitual para analisar a hierarquia dos conceitos aprendidos. Os resultados mostraram que, quando o ensino ocorre ancorado nos subsunçores, a aprendizagem ganha significado, dando uma nova estruturação às ideias e ampliando os conceitos existentes. A entrevista individual e a construção dos mapas conceituais evidenciaram o quanto os subsunçores presentes são idiossincráticos, confirmando que o conceito construído depende muito dessa base conceitual, o que foi observado pelos conhecimentos construídos. Com o desenvolvimento da pesquisa pode-se observar que a presença dos espaços elétricos na região, promoveu a construção de ideias pelos alunos, sem nunca terem ido a nenhum dos espaços, pelo fato de verem ou ouvirem falar. A abordagem central desta pesquisa se baseou nas ideias de David Ausubel, bem como de outros autores, que foram importantes para realizar outros estudos dentro da perspectiva da aprendizagem significativa de energia elétrica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research reports about the significant learning about the concepts of electric energy, anchored in the subsumes existing in the cognitive structure of the students, starting from the previous ideas about electric energy, wind energy and nuclear energy. The objective of this research is to evaluate the potentiality of previous ideas in meaningful learning about the transformation of wind and nuclear energy into electrical energy in southwestern of Bahia. The research, based on a qualitative perspective, was developed in two high schools from the public governement. The methodology used consisted of two instruments of data collection with the students, semistructured as an interview, at the beginning and at the end, after the development of the electric concepts, as described in the sequence. The initial interview was necessary to collect the previous ideas and the final interview, with the same questions, aimed to know the concepts that were constructed. The other instrument was the construction of a conceptual map to analyze the hierarchy of concepts learned. The results showed that, when teaching process occurs anchored in the subsumes, the learning process gains meaning, giving a new structuring to the ideas and extending the existing concepts. The individual interview and the construction of the conceptual maps evidenced how much the present subsumes are idiosyncratic, confirming that the concept constructed depends very much on this conceptual basis, which was observed by the constructed knowledge. The development of the research it can be observed that the presence of the electric parks in the region, promoted the construction of ideas in the students, who never have gone to any of the parks, because they saw or heard speak about it. The central approach of this research was based on the ideas of David Ausubel, as well as of other authors, that were important to carry out other studies within the perspective of the significant learning of electrical energy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdeias Préviaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectEnergia Elétricapt_BR
dc.subjectEducação - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEsquema Conceitualpt_BR
dc.titleO alcance da aprendizagem significativa sobre energia elétrica, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, em escolas do Sudoeste da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPonczek, Roberto Leon-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesJesus, José Carlos Oliveira de-
dc.contributor.refereesAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.refereesAraújo, Valmir Henrique de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Multi-Institucional e Multidisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Joabson.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.