Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCesar, América Lúcia Silva-
dc.contributor.authorSantos, Terezinha Oliveira-
dc.creatorSantos, Terezinha Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-08T17:59:51Z-
dc.date.available2018-10-08T17:59:51Z-
dc.date.issued2018-10-08-
dc.date.submitted2007-02-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27652-
dc.description.abstractEsta dissertação autoetnográfica é o resultado de um trabalho complexo, no qual, a professora/pesquisadora tentou estabelecer um diálogo entre os processos de constituição identitária dos sujeitos do ensino e da aprendizagem com a sua prática pedagógica, no ensino de português como língua materna, numa turma da 7ª/8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA, buscando evidenciar o caráter político que envolve tais processos e as representações de alteridade dos sujeitos em questão. A temática das questões identitárias e os estudos linguísticos se interpenetram na concepção de linguagem como discurso e, neste, como o local de atuação dos sujeitos com o(s) seu(s) interlocutor(es), com as marcas identitárias peculiares a ambos, assim como com a posição que cada um ocupa nessa interlocução. Ao utilizar a linguagem verbal, escrita e/ou oral, como objeto, os atores sociais em foco deram visibilidade e voz às percepções de si e do Outro. Nesse entrecruzamento de identidades/subjetividades irromperam as cisões a eles pertencentes, ora pela afrodescendência, pela origem econômica, pela faixa etária, pelo gênero, ora por serem moradores da mesma comunidade na qual também está localizada a escola, como também se tornaram evidentes as clivagens demarcadas pelo biopoder (FOUCAULT, 2005), inerente nessa relação à posição ocupada pela professora. As leituras provenientes da análise dos dados, apoiadas em contribuições teóricas de autores como Foucault (2004), Castoriadis (1982), Stuart Hall (2005), Milton Santos (2005), Muniz Sodré (2000), Frantz Fanon (1983), Norman Fairclough (2001), entre outros, sinalizam para a necessidade de uma formação multiculturalmente sensível, na qual o(a) educador(a), na consciência de si e da sua agência docente, potencialize a sua luta em novas formas de leitura e escrita da realidade sociocultural.pt_BR
dc.description.abstractThis self-ethnographic study is the result of a complex work in which the teacher/researcher tried to establish a dialogue between the processes of identity construction of a subject in a teaching-learning context and her pedagogic practice as a teacher of Portuguese as a native language in a group of 7th / 8th grades of the Educação de Jovens e Adultos – EJA (Young and Adult Education – EJA), focusing on the political character that encompasses such processes and the representations of Otherness by these subjects. Questions of identity and linguistic studies are interrelated with the conception of language as discourse and within this discourse as the place of performance of the subject with his/her interlocutors, with the identity marks peculiar to both, as well as with the position that each one occupies in the discourse. Through either verbal or written language, or both at the same time, as objects of investigation, the specific social actors have granted visibility and voice to their own perceptions and the perceptions and the perceptions of the Other. In that crossing of identities/subjectivities several fractions emerged, represented sometimes by their African ancestry, their socio-economic condition, group age, genre, and sometimes by the fact of their being residents in the same community in which is the school located, etc., as this made evident the cleavages demarcated by biopoder (FOUCAULT, 2005), inherent in this relationship to the position occupied by the teacher. The interpretations which derive from the data analysis, learning on some theoretical contributions by authors like Foucault (2004), Castoriadis (1982), Stuart Hall (2005), Milton Santos (2005), Muniz Sodré (2000), Frantz Fanon (1983), Norman Fairclough (2001), among others, signal a need for a multiculturally sensitive professional formation in which the teacher/educator is able to develop his/her self-awareness and teaching agency, thus reinforcing the struggle for new alternatives of reading and writing imposed by the sociocultural reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titleConfigurações identitárias numa turma de EJA: uma leitura para além das margenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Maria de Lourdes-
dc.contributor.refereesAlmeida, Maria Cândida Ferreira de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEREZINHA OLIVEIRA SANTOS - Configurações Identitárias.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.