Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Cássia Dolores Costa-
dc.contributor.authorMaldonado, Matías-
dc.creatorMaldonado, Matías-
dc.date.accessioned2018-09-26T17:00:46Z-
dc.date.available2018-09-26T17:00:46Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.date.submitted2012-07-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27524-
dc.description.abstractPesquisa teórica a partir da experiência de escrita do roteiro cinematográfico de Nochebuena, com o objetivo de pôr em relação as linguagens do teatro e do cinema, em função dos seu modos de construção do tempo e do espaço. O trabalho parte de uma descrição do filme e do seu processo de escrita. Continua com uma tentativa de análise sociológica, evidenciando os desdobramentos do contexto colombiano visíveis no filme. Logo em seguida, em função de comparar esta com outras obras que serviram como referência, traz à discussão o conceito de cronotopo de origem bakhtiniano, associandoo com o motivo espaço-temporal da “mansão nobre em decadência”. Por último, a partir da pergunta sobre se Nochebuena pode ser entendido como um “filme teatral”, a reflexão foca-se na seguinte questão: a concentração do tempo e do espaço, presente no filme como uma herança da dramaturgia teatral, favorece ou perturba a construção do discurso cinematográfico? Trata-se, no fundo, de situar o cinema no caminho que vai da narrativa ao drama, através da perspectiva do tempo e do espaço.pt_BR
dc.description.abstractInvestigación teórica a partir de la experiencia de escritura del guión cinematográfico de Nochebuena, con el objetivo de poner en relación los lenguajes del teatro y del cine en función de sus modos de construcción del tiempo y del espacio. El trabajo parte de una descripción de la película y su proceso de escritura. Continúa con una tentativa de análisis sociológico, poniendo en evidencia los desdoblamientos del contexto colombiano visibles en la película. Luego, en función de comparar ésta con otras obras que le sirvieron como referencia, trae a discusión el concepto de cronotopo de origen bajtiniano, asociándolo al motivo espacio-temporal de la “mansión noble en decadencia”. Por último, a partir de la pregunta sobre si Nochebuena puede ser entendida como una “película teatral”, la reflexión se enfoca en la siguiente cuestión: la concentración del tiempo y del espacio, presente en la película como herencia de la dramaturgia teatral, ¿favorece o perturba la construcción del discurso cinematográfico? Se trata, en el fondo, de situar el cine en el camino que va de la narrativa al drama, desde la perspectiva del tiempo y el espacio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectLinguagem teatralpt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectNochebuena (Filme)pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEspaço e tempo no cinemapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectDrama - Narrativapt_BR
dc.titleExperiências da escrita do roteiro de Nochebuena: diálogos sobre a construção do tempo e do espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLopes, Cássia Dolores Costa-
dc.contributor.refereesMarfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.refereesTelles, Lígia Guimarães-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.