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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lopes, Cássia Dolores Costa | - |
dc.contributor.author | Maldonado, Matías | - |
dc.creator | Maldonado, Matías | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T17:00:46Z | - |
dc.date.available | 2018-09-26T17:00:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2012-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27524 | - |
dc.description.abstract | Pesquisa teórica a partir da experiência de escrita do roteiro cinematográfico de Nochebuena, com o objetivo de pôr em relação as linguagens do teatro e do cinema, em função dos seu modos de construção do tempo e do espaço. O trabalho parte de uma descrição do filme e do seu processo de escrita. Continua com uma tentativa de análise sociológica, evidenciando os desdobramentos do contexto colombiano visíveis no filme. Logo em seguida, em função de comparar esta com outras obras que serviram como referência, traz à discussão o conceito de cronotopo de origem bakhtiniano, associandoo com o motivo espaço-temporal da “mansão nobre em decadência”. Por último, a partir da pergunta sobre se Nochebuena pode ser entendido como um “filme teatral”, a reflexão foca-se na seguinte questão: a concentração do tempo e do espaço, presente no filme como uma herança da dramaturgia teatral, favorece ou perturba a construção do discurso cinematográfico? Trata-se, no fundo, de situar o cinema no caminho que vai da narrativa ao drama, através da perspectiva do tempo e do espaço. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigación teórica a partir de la experiencia de escritura del guión cinematográfico de Nochebuena, con el objetivo de poner en relación los lenguajes del teatro y del cine en función de sus modos de construcción del tiempo y del espacio. El trabajo parte de una descripción de la película y su proceso de escritura. Continúa con una tentativa de análisis sociológico, poniendo en evidencia los desdoblamientos del contexto colombiano visibles en la película. Luego, en función de comparar ésta con otras obras que le sirvieron como referencia, trae a discusión el concepto de cronotopo de origen bajtiniano, asociándolo al motivo espacio-temporal de la “mansión noble en decadencia”. Por último, a partir de la pregunta sobre si Nochebuena puede ser entendida como una “película teatral”, la reflexión se enfoca en la siguiente cuestión: la concentración del tiempo y del espacio, presente en la película como herencia de la dramaturgia teatral, ¿favorece o perturba la construcción del discurso cinematográfico? Se trata, en el fondo, de situar el cine en el camino que va de la narrativa al drama, desde la perspectiva del tiempo y el espacio. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem teatral | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Nochebuena (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Espaço e tempo no cinema | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Cine | pt_BR |
dc.subject | Drama | pt_BR |
dc.subject | Drama - Narrativa | pt_BR |
dc.title | Experiências da escrita do roteiro de Nochebuena: diálogos sobre a construção do tempo e do espaço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Lopes, Cássia Dolores Costa | - |
dc.contributor.referees | Marfuz, Luiz César Alves | - |
dc.contributor.referees | Telles, Lígia Guimarães | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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