Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Felipe Henrique Monteiro-
dc.creatorOliveira, Felipe Henrique Monteiro-
dc.date.accessioned2018-09-25T12:46:50Z-
dc.date.issued2018-09-25-
dc.date.submitted2018-09-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27488-
dc.description.abstractA presente tese aborda a performance nos trânsitos entre os territórios e as fronteiras da academia e da arte, bem como seus principais conceitos e diálogos com as mais variadas áreas do conhecimento e linguagens artísticas. Além de descrever as experiências da vida e da arte de Antonin Artaud e as reverberações das ideias do artista francês nessa linguagem artística, a pesquisa suscita reflexões não panfletárias, com base nos preceitos da contracultura e seus artivismos, sobre a participação e a presença insubordinada e insurgente dos performers com corpos diferenciados enquanto criadores, criaturas e criações no campo da arte da performance. A pesquisa refuta os processos criativos assistencialistas, protecionistas e/ou pseudo-inclusivos que subjugam e subordinam os performers com corpos diferenciados, posto que a performance reconhece e reafirma a singularidade e a diversidade de corpos que passam a ser valorizados, aceitos e reconhecidos artisticamente não mais apenas por suas deficiências e sim por suas diferenças. Para tanto, o autor descreve as performances de sua autoria que se configuraram como sendo a parte prática desta pesquisa de doutoramento, quais sejam: (DES)VITRUVIANDO (2014), Sanguis (2014) e Reliquiarium experientiis (2014).pt_BR
dc.description.abstractThis thesis deals with performance in transits between territories and the borders of academia and art, as well as its main concepts and dialogues with the most varied areas of knowledge and artistic languages. Besides describing the experiences of Antonin Artaud's life, art and the reverberations of the French artist's ideas in this artistic language, the research raises non-pamphlet reflections, based on the precepts of the counterculture and its artivisms, on participation and insubordinate and insurgent of performers with differentiated bodies as creators, creatures and creations in the field of performance art. The research refutes the assistencialist, protectionist and/or pseudo-inclusive creative processes that subjugate and subordinate performers with differentiated bodies, since the performance recognizes and reaffirms the uniqueness and diversity of bodies that come to be valued, accepted and recognized artistically more not only because of their deficiencies, but due to their differences. To that end, the author describes the performances of his authorship that have been configured as the practical part of this doctoral research, namely: (DES)VITRUVIANDO (2014), Sanguis (2014) and Reliquiarium experientiis (2014).pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesbpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpos diferenciadospt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectArtivismo e Insurgênciaspt_BR
dc.subjectAntonin Artaudpt_BR
dc.titleSubjetividade(s) e(m) Performance: Corpo, Diferença e Artivismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.advisor-coSalles, Nara Graça-
dc.publisher.departamentESCOLA DE TEATRO / ESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa.pdf_28,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.