Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.authorSoares, Tânia Cristina de Sousa-
dc.creatorSoares, Tânia Cristina de Sousa-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:19:26Z-
dc.date.available2018-09-11T13:19:26Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2012-07-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27302-
dc.description.abstractEsta pesquisa teórico-prática traz reflexões acerca do uso da voz do ator a partir do processo criativo do monólogo “Na Teia de Ananse” inspirado nos contadores de história de matriz africana, os griots, onde inventa-se uma contadora de histórias a partir de procedimentos de criação e de encenação. A dissertação que resultou num exercício de encenação, aborda os meios e modos de atuação utilizados pela atriz Tânia Soares para compor personagens a partir das múltiplas vozes do contador de histórias da tradição oral. Os procedimentos apontados, dialogam intensamente com a pesquisa de Rafael Morais de Souza, intitulado “Na Teia de Ananse: Um Griot no Teatro e sua Trama de Narrativas de Matriz Africana”, do Mestrado em Artes Cênicas da UFBA. O uso expressivo da voz, as experiências vividas, a utilização de improvisação, emoção e memória, a interação com o público, corroboram para o processo criativo e a escrita do texto, revelando a importância do trabalho vocal do intérprete como mobilizador para a construção dramática. As referências bibliográficas destacam diversos autores que abordam as áreas de teatro, cultura e mitologias africanas e afro-brasileiras, memória, improvisação teatral e técnica vocal.pt_BR
dc.description.abstractThis research provides theoretical and practical reflections on the use of voice actor from the creative process of the monologue "The Web of Ananse" inspired by the storytellers of African origin, the griots, the invention where a storyteller from procedures creation and staging. The dissertation which resulted in a scenario exercise, discusses the ways and means of action used by actress Tânia Soares to compose characters from the multiple voices of the storyteller's oral tradition. The procedures mentioned, intense dialogue with the research of Rafael Morais de Souza, entitled "The Web of Ananse: A Griot Theatre and its Plot Narratives of African Matrix", the Master of Performing Arts of the university. The expressive use of voice, the experiences, the use of improvisation, emotion and memory, the interaction with the public, serve to support the creative process and writing the text, revealing the importance of the vocal work of the interpreter as a mobilizer for dramatic construction. The references highlight several authors that address the areas of theater, culture and mythology african and African-Brazilian, memory, theatrical improvisation and vocal technique.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectExpressão vocalpt_BR
dc.subjectContadores de históriapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectGriotpt_BR
dc.subjectActorpt_BR
dc.subjectVocal expressionpt_BR
dc.subjectStorytellerpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectAfrican-Brazilian culturept_BR
dc.titleAs múltiplas vozes de Ananse: reflexões sobre a voz no processo criativo de uma atriz inspirada nos griotspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesSantos, Elisa Mendes Oliveira-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Tania Soares.pdf9,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.