Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.authorSoares, Taína Assis-
dc.creatorSoares, Taína Assis-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:17:15Z-
dc.date.available2018-09-11T13:17:15Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2014-05-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative and participatory research analysis of body preparation process and the aesthetic and political developments of the artistic and educational process performed with the group Embasart theater . The process of artistic training group lasted eighteen months and generated three different mounts shows of forum theater . The study analyzes the political and aesthetic dimension of the Theatre of the Oppressed in the universe of a semi - private institution and focuses on the process of preparation for the body mounts of the shows. The body preparation is the largest object of this study , while the understanding of body awareness was not restricted to techniques for interpretation and construction of character. In this sense , the concept of Body was widening during the process , such that verbs move and rediscover themselves were directly related to decision making , political positioning and social emancipation . The games of the Poetics of the Oppressed anchored the preparation process of the group , supporting the scenic and political goals. The poll puts the process of Embasart group as an experience that was , while subjective , because falls as a dialogue of the subject with itself and its surroundings , and also aims as it happened concretely marking for the group , ethical and human values of a sensitive , creative and collective learning , where were present the principles of respect and solidarity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo - Movimentopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectFórum (Debates) - Teatropt_BR
dc.subjectPolíticas - Teatropt_BR
dc.subjectDimensão Políticapt_BR
dc.subjectForum Theatrept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectPolitical Dimensionpt_BR
dc.titlePreparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasartpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.refereesRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.