Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bezerra, Antonia Pereira | - |
dc.contributor.author | Soares, Taína Assis | - |
dc.creator | Soares, Taína Assis | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T13:17:15Z | - |
dc.date.available | 2018-09-11T13:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2014-05-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293 | - |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This is a qualitative and participatory research analysis of body preparation process and the aesthetic and political developments of the artistic and educational process performed with the group Embasart theater . The process of artistic training group lasted eighteen months and generated three different mounts shows of forum theater . The study analyzes the political and aesthetic dimension of the Theatre of the Oppressed in the universe of a semi - private institution and focuses on the process of preparation for the body mounts of the shows. The body preparation is the largest object of this study , while the understanding of body awareness was not restricted to techniques for interpretation and construction of character. In this sense , the concept of Body was widening during the process , such that verbs move and rediscover themselves were directly related to decision making , political positioning and social emancipation . The games of the Poetics of the Oppressed anchored the preparation process of the group , supporting the scenic and political goals. The poll puts the process of Embasart group as an experience that was , while subjective , because falls as a dialogue of the subject with itself and its surroundings , and also aims as it happened concretely marking for the group , ethical and human values of a sensitive , creative and collective learning , where were present the principles of respect and solidarity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo - Movimento | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Fórum (Debates) - Teatro | pt_BR |
dc.subject | Políticas - Teatro | pt_BR |
dc.subject | Dimensão Política | pt_BR |
dc.subject | Forum Theatre | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Political Dimension | pt_BR |
dc.title | Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Bezerra, Antonia Pereira | - |
dc.contributor.referees | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, José Mauro Barbosa | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.