Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBritto, Fabiana Dultra-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Thiago Sampaio de Moraes-
dc.creatorAlbuquerque, Thiago Sampaio de Moraes-
dc.date.accessioned2018-09-03T20:52:32Z-
dc.date.available2018-09-03T20:52:32Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27210-
dc.description.abstractEste trabalho se desenvolve a partir da observação de experiências de dança em espaços públicos. O foco é o sentido político da experiência artística. Busca-se compreender em que medida uma ação de dança realizada no espaço público pode desestabilizar, ainda que temporariamente, certos padrões hegemônicos de organização dos corpos e ambientes envolvidos no contexto urbano. A hipótese articulada é a de que quando a experiência artística confere, sob propósito, valor dramatúrgico ao contexto de sua ocorrência, tratando a cidade para além de um mero espaço a ser ocupado, ampliam-se as chances de se produzir um potente tensionamento da lógica da pacificação urbana e da própria dança enquanto espetáculo cênico. Dessa forma, fica instaurada a problematização da experiência do corpo na cidade contemporânea e a compreensão da dança como um modo possível de desencadear novos arranjos da organização dessa experiência, em favor de um trato mais complexo e atento à relação com a alteridade em nossa sociedade. Uma atitude desviante do que o projeto urbano institui é uma chave importante para se pensar a noção de microrresistência. E a prática da errância é tomada como uma forma possível dessa atitude se configurar em ação. As dinâmicas processuais que constituem uma experiência errática, ou seja, a desorientação, lentidão e incorporação, são compreendidas como propriedades passíveis de serem articuladas numa experiência de dança, especialmente quando essa obra é composta por meio da prática da improvisação e dotada de significativa receptividade ao contexto, em detrimento da autossatisfação performática do artista. Tendo em vista a consistente atuação do performer Jorge Schutze no que concerne a sua investida em espaços públicos, nos últimos anos de sua trajetória artística, sua performance “Despacho” é apresentada e analisada, a partir de diferentes narrativas da sua ocorrência, a fim de articular um trânsito entre as generalidades envolvidas nas reflexões levantadas e a singularidade de um fenômeno específico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCORPOpt_BR
dc.subjectDANÇApt_BR
dc.subjectESPAÇO PÚBLICOpt_BR
dc.subjectMicrorresistênciapt_BR
dc.subjectERRÂNCIApt_BR
dc.subject"DESPACHO"pt_BR
dc.titleDANÇA NO ESPAÇO PÚBLICO: UM “DESPACHO PARA A EXPERIÊNCIA DA ALTERIDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.refereesRabelo, Antonio Alves Flávio-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao thiago sampaio de moraes albuquerque.pdf411,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.