Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Oliveira, Jacyan Castilho-
dc.contributor.authorRabelo, Andréa da Silva-
dc.creatorRabelo, Andréa da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-23T11:55:14Z-
dc.date.available2018-08-23T11:55:14Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.date.submitted2014-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27039-
dc.description.abstractRESUMO Esta dissertação propõe uma análise sobre os estados alterados de presença e consciência do palhaço, buscando compreender seu conceito, as formas de acessá-los e como se manifestam na cena, a partir da relação com o espaço e o público. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, baseada na prática pessoal com palhaçaria nos grupos Cia Buffa de Teatro e ViaPalco. Para tanto, faz-se uma análise de diferentes processos de iniciação e treinamento com o fim de vislumbrar algumas possibilidades de construção desses estados no corpo do ator. O estudo realizado chega à definição de quatro princípios que estão contidos e, ao mesmo tempo, conectados com o conceito de estado de palhaço: a lógica a posteriori, o jogo e a improvisação e o jogo de afetos. Em um segundo momento, é feito um relato das experiências realizadas com o palhaço no teatro e na rua, com o fim de investigar as conexões entre palhaço-espaço-público. Sua relevância advém da possibilidade de ampliar e aprofundar as pesquisas com relação à palhaçaria e ao tema do estado de palhaço, especificamente. Os resultados obtidos revelam o estado do ator/palhaço como parte de uma tríade que inclui espaço e público.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation aims an analyses regarding clown´s altered states of consciousness and presence, searching to understands it´s concept, ways of reach it and how does it express itself in the scene, based on the relationship between the space and the public. This study is a qualitative research, based on personal practice as a clown on the groups Cia Buffa Theatre and ViaPalco. For this reason, analysis the different processes of initiation and training in order to estabilish a few possibilities of construction from this states in the actors´s body. The study achieves four definition of the principles that are contained, and at the same time, connected, with the states of clowns concept: the a posteriori logic, the Play and Improvisations and the Affections Games. In a second moment, a report is made based on the clown´s experiences in the theatre as well in the street, intending to probe the connections bettween Space-Clown-Audience. Its relevance comes from the possibility to expandes and extend the clown´s research and also the theme state of clown, specifically. The results points out that, the state of the actor /clown, is part of a triad that contains space and audience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalhaçospt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectTeoria dos afetospt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectEstado de presençapt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectClownpt_BR
dc.subjectTheory of affectspt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectimprovisationpt_BR
dc.subjectState of presencept_BR
dc.titleCada nariz em seu lugar: o palhaço, seus afetos e estados em diferentes espaçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesde Oliveira, Jacyan Castilho-
dc.contributor.refereesGallo, Fabio Dal-
dc.contributor.refereesXimenes, Fernando Lira-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.