Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Fernando Antonio de Paula-
dc.contributor.authorSanches Neto, Antrifo Ribeiro-
dc.creatorSanches Neto, Antrifo Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-08-21T20:14:11Z-
dc.date.available2018-08-21T20:14:11Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.date.submitted2006-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026-
dc.description.abstractEste estudo analisa três processos de criação coreográfica a partir da perspectiva do dançarino-criador. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva dos fenômenos estudados, que admite o pesquisador como principal ferramenta metodológica do estudo. Os processos das três cenas que compõem o espetáculo Ideias do Olho, intituladas O Corpo Íntimo do Olhar, O Olhar Contaminado e Uma Experiência na Retina, são analisados sob a luz da Crítica Genética e dos Estudos da Performance (Performance Studies). O estudo intenciona borrar as fronteiras entre prática e teoria artísticas ao realizar uma pesquisa em dança a partir da vivência do próprio pesquisador, que assume o papel de dançarino-criador nos processos criativos analisados. O objetivo é refletir o fazer cênico da dança numa perspectiva contemporânea na intenção de contribuir com o pensamento que produz novas teorias da arte e discute novas abordagens metodológicas em processos criativos. A pesquisa proporciona uma reflexão mais aprofundada acerca do corpo que cria e interpreta a cena da dança ao analisar suas ações como sujeito nos processos de criação artística.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study analyzes three creative processes in choreography from the perspective of the dancer/co-creator or performer/co-choreographer. Qualitative research was conducted and based upon a comprehensive approach of the phenomena under scrutiny, which ultimately values the researcher as the main methodological tool. The creative processes of the three scenes that compose the dance piece Ideas of the Eye (The Intimate Body of the Gaze, The Contaminated Gaze, A Retina Experiment) were analyzed in the light of the Genetic Critical Theory and Performance Studies. It intends to blur the boundaries between artistic theory and practice and to carry out dance research from the point of view of the lived experiences of the researcher who places himself in the role of dancer/co-creator in the creative processes that he then analyzes for this writing. It ultimately offers a meditation on the performative making of dances in a contemporary framing in order to contribute to the formation of new theories about art and the new methods involved in dance composition. It also aims at a profound meditation about the body that creates and performs dance by analyzing the body’s actions and agency in the creative processes in choreography.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectChoreographypt_BR
dc.subjectArtistic creationpt_BR
dc.titleLá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPassos, Fernando Antonio de Paula-
dc.contributor.refereesSantos, José Antonio Saja Ramos Neves dos-
dc.contributor.refereesSilva, Eliane Rodrigues-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.