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dc.contributor.advisorDias, Leila-
dc.contributor.authorBrasil, Anderson-
dc.creatorBrasil, Anderson-
dc.date.accessioned2018-08-21T14:35:03Z-
dc.date.available2018-08-21T14:35:03Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.date.submitted2018-03-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27006-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a profissionalização de jovens na área de música através de projetos sociais. A pesquisa de doutorado foi realizada com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBADX), cujos músicos são alunos egressos da Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI), situada em um contexto urbano onde os jovens vivem em condição de vulnerabilidade social sendo, frequentemente, expostos a situações de violência. De posse de informações obtidas a partir de minha pesquisa de mestrado, inquietou-me saber como se construiu a formação profissional desses jovens dentro do olhar da Educação Musical, enquanto área autônoma de conhecimento, perguntando: De que modo o projeto social EEPI contribuiu para a profissionalização dos músicos da OBADX? Nesta pesquisa, se tornam pedra fundamental os trabalhos de Freidson (1988/1994/1996), Travassos (1999), Morato (2010), Simões (2011) e Pichoneri, (2006) para responder à pergunta desta pesquisa. São construídas também algumas discussões com teóricos contemporâneos, tais como Athayde e Meireles (2014), Bauman (1997/2001/2003/2005), Heller (1999), Morin (2005), Mauss (1974), Brandão (1983), Santos (1988/1999) e Zaluar (2006), intercalados autores da Educação Musical como Santos (2004), Kater (2004), Kleber (2014), Brasil (2014) e Santos (2014), na busca de compreender a tessitura social que envolve os projetos sociais, bem como eles estão situados na sociedade contemporânea. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprovo que a Educação Musical tem se revelado como uma área de conhecimento que pode ser transformadora e, consequentemente, de grande importância na formação profissional, não só pelos dados que emergiram da dissertação de mestrado, mas pela concretude dos trabalhos de tamanha relevância cultural e artística produzidos pela OBADX. Alcanço, nesta pesquisa, que a construção social da profissão de músico dos aqui entrevistados perpassa diferentes contextos e diferentes dimensões, tais como: a capoeira, os projetos sociais e as diversas práticas musicais não escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectProjetos Sociaispt_BR
dc.titleBerimbau sim, berimbau não: um estudo sobre a profissionalização em música a partir da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – Obadxpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDias, Leila-
dc.contributor.refereesSouza, Jusamara-
dc.contributor.refereesQueiroz, Delcele-
dc.contributor.refereesMorato, Cintia-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.refereesDias, Antônio-
dc.publisher.departamentESCOLA DE MÚSICApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICApt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUS/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
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