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dc.contributor.advisorGrebler, Maria Albertina Silva-
dc.contributor.authorHenckes, Leonel-
dc.creatorHenckes, Leonel-
dc.date.accessioned2018-08-14T11:09:51Z-
dc.date.available2018-08-14T11:09:51Z-
dc.date.issued2018-08-14-
dc.date.submitted2015-05-11-
dc.identifier.other792028-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951-
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1933 - 1999) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato levou a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1863 - 1938) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendeu-se uma jornada por teorias e práticas (do pesquisador e de outros artistas) a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliou-se o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje (contemporâneo), a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim – Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de interseção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e PDSE/CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectator da organicidadept_BR
dc.subjectmodos de atuação contemporâneospt_BR
dc.subjectteatro contemporâneopt_BR
dc.subjectsistema de ações físicaspt_BR
dc.subjectteatro alemãopt_BR
dc.subjectjerzy grotowskipt_BR
dc.subjectkonstantin Stanislavskipt_BR
dc.subjectcontatopt_BR
dc.titleO Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coKolesch, Doris-
dc.contributor.refereesMarfuz, Luiz Cesar Alves-
dc.contributor.refereesNunes, Sandra Meyer-
dc.contributor.refereesSchaffner, Carmen Paternostro-
dc.contributor.refereesVargens, Meran Muniz da Costa-
dc.contributor.refereesSantos, Glaucio Machado-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.cnpqInterpretação Teatralpt_BR
dc.subject.cnpqDireção Teatralpt_BR
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