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dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorBenincá, Dirceu-
dc.contributor.authorCoutinho, Denise-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.creatorBenincá, Dirceu-
dc.creatorCoutinho, Denise-
dc.date.accessioned2018-08-08T12:07:06Z-
dc.date.available2018-08-08T12:07:06Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.issn1517-1949-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26919-
dc.description.abstractAnísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.redalyc.org/pdf/715/71550676004.pdfpt_BR
dc.subjectDemocratização dos saberespt_BR
dc.subjectEmancipação socialpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectUniversidade Popularpt_BR
dc.subjectOpção descolonialpt_BR
dc.titleUniversidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberEccoS - Rev. Cient., n.42, p. 39-55pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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