Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gutmann, Juliana Freire | - |
dc.contributor.author | Jesus, João Vinícius Nascimento de Jesus | - |
dc.creator | Jesus, João Vinícius Nascimento de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T20:25:20Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01T20:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-19 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26777 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se dedica a compreensão dos problemas de gênero no reality show de competição “RuPaul’s Drag Race”, tanto em relação às questões de gênero televisivo quanto às questões de identidade de gênero articulada a noções de arte drag e de uma cultura queer e LGBT. As disputas em torno das duas percepções de gênero são importantes chaves para a compreensão da constituição do programa. Por meio do aporte teórico de autores como Mittell, Foucault, Eco, Chalaby, Zumthor e Schechner, nos empreendemos no esforço de uma escrita teórico-analítica em relação às questões de gênero televisivo e aspectos de serialidade, formatos e performance encontradas no reality show de competição. Ao articulá-los junto a Butler e seus apontamentos de performance e performatividade de gênero, exploramos questões mobilizadas pela identidade de gênero e suas implicações na arte drag, observando como o programa disputa espaços de legitimação e autenticidade da categoria e se inscreve no legado de uma cultura drag, queer e LGBT. Em nossa pesquisa, notamos negociações constantes do programa em relação ao gênero televisivo e à identidade de gênero, observando reiterações e rupturas, que se apresentam na forma de reconfigurações a partir da paródia de gênero. É muito através da paródia que a atração reconfigura padrões, discursos, modos de fazer etc referentes ao gênero televisivo e à identidade de gênero em articulação com a arte drag e com uma cultura queer e LGBT. Ambos os percursos abarcam o esforço em compreender como “RuPaul’s Drag Race” se mobiliza em torno dos gêneros em suas distintas dimensões analíticas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Drag Gueen | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Reality Show | pt_BR |
dc.subject | LGBT | pt_BR |
dc.title | Nascemos nus e o resto é drag: Problemas de gênero em "RuPaul's Drag Race" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gomes, Itania Maria Mota | - |
dc.contributor.referees | Chamusca, Tess | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Drag-Race_João-Bertonie_FINAL_OFICIAL.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.