Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.contributor.authorAlmeida, Carolina Barros de-
dc.creatorAlmeida, Carolina Barros de-
dc.date.accessioned2018-07-30T15:36:06Z-
dc.date.available2018-07-30T15:36:06Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2018-04-26-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26722-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e sua gestão no contexto das recentes mudanças e avanços ocorridos nas políticas culturais baianas. O recorte temporal está concentrado no período entre 2007 a 2010, quando o Estado passou a ter uma Secretaria de Cultura autônoma, independente do turismo. Nesse período a curadora de arte Solange Farkas esteve à frente do museu e buscou dinamizá-lo com uma intensa programação de atividades, com o objetivo de inseri-lo no sistema nacional e internacional de arte contemporânea. A investigação leva em consideração a concepção original do MAM-BA, conforme idealizada pela arquiteta italiana Lina Bob Bardi, como um importante elemento legitimador da instituição na cena das artes visuais. Nesse sentido, confrontam-se aspectos entre as gestões Farkas (2007-2010) e a gestão Bo Bardi (1959-1964), visando identificar aproximações e diferenças. Para compreender diferentes aspectos da gestão, as influências das políticas culturais implementadas e a referência ao pensamento de Lina, foram realizadas entrevistas com gestores, artistas, curadores e pesquisadores atuantes no cenário cultural baiano.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyses the Museum of Modern Art of Bahia (MAM-BA) in its contemporary context and the relationship that existed between its management and the recent changes and advances in the cultural policies of the state of Bahia. The temporal cut is concentrated in the period between 2007 and 2010, when the State of Bahia reorganized its administration to have an autonomous Secretariat of Culture, independent of Tourism activities. During this period the curator Solange Farkas took over the management of the museum and sought to energize it with an intense activity, with the objective of inserting it into the national and international scenario of the contemporary art. The research considers the original MAM-BA, as originally designed by the Italian architect Lina Bo Bardi as a legitimating element of the institution in the scene of the visual arts. In this sense, aspects are confronted between the Farkas administration (2007-2010) and the Bo Bardi management (1959-1964), to identify approximations and differences. To understand the different management aspects, the influences of cultural policies and the reference of the Lina’s thought, interviews were carried out and a questionnaire was applied with managers, artists, curators and researchers in the Bahia’s cultural scene.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMuseus de arte modernapt_BR
dc.subjectMuseu de Arte Moderna da Bahiapt_BR
dc.subjectpolíticas culturaispt_BR
dc.subjectPolítica setorial de museuspt_BR
dc.subjectSolange Farkaspt_BR
dc.subjectLina Bo Bardipt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectMuseum of modern artpt_BR
dc.subjectMuseum of Modern Art of Bahiapt_BR
dc.subjectCultural policiespt_BR
dc.subjectPolitics of museumspt_BR
dc.titleO Museu de Arte Moderna da Bahia e suas contemporaneidades: de Lina Bo Bardi a Solange Farkaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMuñoz, Alejandra Hernández-
dc.contributor.refereesRubim, Antônio Albino Canelas-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIASpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEpt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Museu de Arte Moderna da Bahia e suas contemporaneidades_de Lina Bo Bardi a Solange Farkas.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.