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dc.contributor.advisorBegrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.authorBarreto, Bianca Bogarin-
dc.creatorBarreto, Bianca Bogarin-
dc.date.accessioned2018-07-11T19:50:55Z-
dc.date.available2018-07-11T19:50:55Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26517-
dc.description.abstractA narrativa surge naturalmente durante o processo de desenvolvimento da linguagem, na interação entre a criança e a família durante os diálogos e relatos cotidianos. Para crianças surdas, filhas de pais ouvintes, essa interação é prejudicada pela falta de acesso à língua de seus familiares, levando, muitas vezes, a um contato tardio com a Língua de Sinais. Este estudo buscou observar e compreender o discurso narrativo de duas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, que entraram em contato com a Língua de Sinais tardiamente. Para isto, foi realizado um encontro com estas crianças, e apresentada uma história em vídeo, que após exibida deveria ser recontada em Língua de Sinais. A criança mais velha, em uso dessa língua há mais tempo e de forma mais frequente, apresentou uma narrativa bem construída, fazendo bastante uso da Língua de Sinais. A mais nova, entretanto, demonstrou um vocabulário reduzido, fazendo mais uso de mímicas para reproduzir as ações dos personagens enquanto acompanhava a história. Os resultados demonstraram como o contato tardio e não frequente com a Língua de Sinais compromete o desenvolvimento da linguagem da criança surda, implicando em dificuldades para contar histórias e relatar acontecimentos passados. É fundamental o contato com pessoa fluente em Língua de Sinais desde cedo e que as famílias destas crianças, principalmente os pais, busquem se apropriar desta língua, possibilitando o seu uso no ambiente doméstico em todas as interações com a criança, para que ela possa significar a língua e utilizá-la adequadamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleO desenvolvimento da narrativa na criança surdapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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