Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Márcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.authorSilva, Jean Paul D'Antony Costa-
dc.creatorSilva, Jean Paul D'Antony Costa-
dc.date.accessioned2018-07-05T20:54:33Z-
dc.date.available2018-07-05T20:54:33Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26316-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o conceito de identidade representado nas obras literárias e cinematográficas homônimas: Ensaio sobre a Cegueira (1995), de Saramago, e o filme homônimo de Fernando Meirelles (2008); e O último voo do flamingo (2005), de Mia Couto, e o filme homônimo (2011), de João Ribeiro. O estudo da identidade nessas obras fundamenta-se, principalmente, em abordagens do campo da Filosofia, dos Estudos Culturais e da Sociologia. Para tanto, inicialmente, a partir dessas áreas, esboça-se problematizações em torno da epistemologia da identidade, junto a conceitos de modernidade, hipermodernidade, globalização, esquizofrenia, entre outros, que foram utilizados no decorrer do trabalho. Em quatro capítulos apresentamos, junto à análise literária e cinematográfica, a análise de novas problematizações da identidade a partir das abordagens teóricas do cinema e de conceitos de tradição, pertencimento, rizoma, pós-colonialismo, entre outros, a fim de delinear mais substancialmente os objetivos de nosso estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study of the concept of identity represented in the literary and cinematographic homonymic works: Blindness (1995), by Saramago, and the homonym film by Fernando Meirelles (2008); and The last flight of the flamingo (2005), by Mia Couto, and the homonym film (2011), by John Ribeiro. The study of identity in these works is based mainly on approaches to the field of Philosophy, Cultural Studies and Sociology. For this purpose, initially from these areas, problematizations taking shape around the identity epistemology, along with concepts of modernity, hypermodernity, globalization, schizophrenia, among others, were used in this work. In four chapters we present, in association with the literary and cinematic analysis, the analysis of new problematizations of identity from theoretical approaches to movie theater and concepts of tradition, belonging, rhizome, postcolonialism, among others, in order to draw the objectives of our study more substantially.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHipermodernidadept_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleENTRE A LITERATURA E O CINEMA HOMÔNIMOS: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DA IDENTIDADE EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesApolinário, Jose Antonio Feitosa-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiterarurapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO, DE JEAN PAUL D'ANTONY.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.