Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete Souza-
dc.contributor.authorRego, José Carlos Ferreira-
dc.creatorRego, José Carlos Ferreira-
dc.date.accessioned2018-06-05T18:10:59Z-
dc.date.available2018-06-05T18:10:59Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.date.submitted2006-08-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26127-
dc.description.abstractO objetivo e o desafio maior da presente escrita é refletir sobre a conjectura de que se o brincar, e tudo o mais que constitui a infância, for incorporado à proposta pedagógica da escola e ao currículo como um todo significativo, essa escola interessará mais à criança, porque legitimamente lhe dirá respeito. O estudo de caso empreendido dirigiu-se no sentido da valorização da infância e das culturas infantis, buscando identificar e refletir sobre seus elementos fundamentais, referindo-se particularmente às práticas brincantes com brincadeiras, brinquedos, cantigas e histórias. Para por em questão reflexões teóricas relacionadas às noções de infância, brincar, cultura popular e currículo, a experiência de campo se deu pelo acompanhamento de ação de promoção de leitura desenvolvida por duas educadoras leigas, junto a crianças de séries iniciais em escola pública próxima ao Parque Municipal de Pituaçu, Salvador-BA. A partir de observação e análise das práticas escolares, de planejamento e avaliação de atividades, de elaboração e mostra das produções derivadas dessa ação, foi possível avançar na compreensão sobre a complexidade do lugar do brincar na escola, vislumbrar pistas alternativas de ação pedagógica nessa direção e desenvolver reflexões que podem contribuir para a construção futura de uma proposta curricular fundada na cultura da criança.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The objective and major challenge of this paper is to think about the hypothesis: if play, and everything else that constitutes childhood, is incorporated into the pedagogical proposal of the school and the curriculum, as a significant whole, this school will interest the child more, because it is legitimately bound to it. The research undertaken focused on the valuation of childhood and children's cultures, seeking to identify and think about its fundamental elements, referring particularly to playful practices with games, toys, songs and stories. In order to question theoretical reflections related to the notions of childhood, play, popular culture and curriculum, the field experience took the form of follow-up action of reading promotion developed by two lay educators, together with children of initial grades, in a public school near Pituaçu Municipal Park, Salvador-BA. Based on participatory observation of school practices, planning and evaluation of activities, elaboration and demonstration of the productions derived from this action, it was possible to advance in the comprehension about the complexity of the place of play in the school, to glimpse alternative evidences of pedagogic action in this direction and develop reflections that may contribute to the future construction of a curricular proposal based on the culture of the child.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChildren's culturespt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.titleBrincante: culturas infantis tecendo lugares de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFarias, Sérgio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesRamos, Rosemary Lacerda-
dc.contributor.refereesLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincante_culturas infantis tecendo lugares de aprendizagem_José Rêgo_times.pdf20,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.