Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.authorPeneluc, Magno da Conceição-
dc.creatorPeneluc, Magno da Conceição-
dc.date.accessioned2018-05-11T17:52:22Z-
dc.date.available2018-05-11T17:52:22Z-
dc.date.issued2018-05-11-
dc.date.submitted2017-12-20-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25973-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou identificar e compreender como estruturas ideológicas interferem num processo de ensino durante a concretização de uma intervenção didática. Ideologia foi aqui assumida enquanto um complexo integrante da luta de classes, que mantém vínculo com a educação. São categorias da realidade que fornecem propósito e sentido à ação social, acabando por influir nos juízos que os sujeitos sociais fazem sobre a realidade da qual fazem parte, interferindo centralmente no sistema de crenças dos indivíduos e nas relações de poder. Ideologias são meios de concretização, no seio da sociedade, de enunciados que se tornam veículo teórico/prático e se constituem como prévia-ideação e concretização da prática social dos seres humanos. À luz da perspectiva crítica, com base marxiana, a educação ambiental crítica vem investigando o vínculo entre ser humano, natureza, educação e sociedade capitalista; o que consolidou o compromisso com a explicitação de contradições, com a promoção de posturas críticas e atuantes, com o estímulo à mudança de valores e de comportamentos. A base da crítica é voltada ao modo de produção e de organização social capitalista, promotor de comportamentos, valores e de ideologias hegemônicas relacionadas á crise socioambiental. Para investigar este problema, foi proposto um procedimento metodológico composto por uma investigação viabilizada por uma pesquisa social crítica, concomitante a uma intervenção didática. A intervenção foi delineada com base em procedimentos de ação pesquisada. A intervenção didática (práxis de ensino) foi delineada com base no Materialismo Histórico-dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, com o propósito de viabilizar uma síntese crítica por parte dos estudantes, especialmente no que se refere à concreticidade histórica e à contraditoriedade dos problemas socioambientais em pauta. A síntese que foi alcançada a partir da análise dos resultados da pesquisa indicou que as ideologias são, de fato, altamente relevantes em processos de ensino, em especial na formação inicial de professores. Especificamente, prevaleceram nos posicionamentos dos estudantes estruturas ideológicas relacionadas ao um pragmatismo que busca soluções imediatistas e estritamente tecnicistas para questões socioambientais complexas. Isso indicou que a inserção da educação ambiental crítica em cursos de licenciatura necessita urgentemente de um tratamento epistemológico e didático-pedagógico que privilegie o vínculo entre as categorias da dialética e a noção de mediação didática, com vistas à compreensão sintética da realidade socioambiental e à construção de ideologias contra-hegemônicas, já que estas fornecem sentido para a ação do sujeito social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambiente-
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopt_BR
dc.titleEducação ambiental crítica na escola e crítica ideológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coLoureiro, Carlos Frederico Bernardo-
dc.contributor.refereesTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos-
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesPinheiro, Barbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesLayrargues, Philippe Pomier-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programEnsino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Magno Peneluc_Final.pdfTese_arquivo principal2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Magno Peneluc.pdfata de defesa292,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.