Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.contributor.author | Araújo, Angela Souza de | - |
dc.creator | Araújo, Angela Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T18:33:01Z | - |
dc.date.available | 2018-04-12T18:33:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2013-04-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25749 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar as configurações das companhias “independentes” em seu papel na formação e atuação dos artistas da dança no ambiente da dança de Fortaleza entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Nesse contexto a formação acontecia de modo informal e assistemática em cursos livres e academias, nos quais os processos educacionais tendem a atrelar-se a uma concepção dicotômica de corpo, com métodos centrados no virtuosismo técnico, sem preocupação com os processos criativos individuais. Nesse ambiente os modos de funcionamento das companhias de dança “independentes” articulam o fazer artístico e a formação profissional, promovendo o desenvolvimento não apenas de habilidades ou técnicas, mas de competências profissionais do artista da dança. Espaços nos quais os processos colaborativos de investigação criativa e coletivos de enfrentamento cotidiano para manutenção do espaço e construção de condições de existência mobilizam um conjunto de recursos – conhecimentos, habilidades, esquemas de ação, atitudes – para lidarem com complexidade da produção criativa e a formação de seus artistas. Nesse horizonte, emerge a função de formação de viés contemporâneo em dança, tema ainda pouco investigado e, portanto, constituindo-se objeto de estudo desta pesquisa. Foram escolhidas três companhias que mantêm um funcionamento regular na cidade, realizando montagens e circulando com seus espetáculos: a Companhia da Arte Andanças fundada em 1991 e dirigida por Andréa Bardawil; a Cia. Vatá, fundada 1994 no Rio de Janeiro pela coreógrafa cearense Valéria Pinheiro é que em 2000 estabeleceu sua sede em Fortaleza; e a terceira e mais nova das companhias, o CEM - Centro de Experimentações em Movimentos, criado em 2002 sob a direção de Silvia Moura. Tais companhias se estruturam oferecendo aulas de dança e desenvolvendo processos investigativos para a criação de suas obras dançantes, proporcionando desenvolvimento e compartilhamento de saberes e práticas de dança. Partindo da observação dessas companhias pretendemos refletir sobre seus modos de fazer, procedimentos criativos de investigação e formação em dança, com o objetivo de contribuir na identificação de competências desenvolvidas e tendências acerca da formação contemporânea em dança. Para tanto, esta é uma pesquisa de caráter etnográfico numa perspectiva histórica. Nessa perspectiva, a pesquisa identificou e descreveu como as cias. estudadas se configuraram como ambientes de formação contemporâneo em dança na cidade, norteados por seu projetos artísticos, articularam saberes em ações que promoveram a atuação de seus membros como criadores, dançarinos e/ou professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Companhias de Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança - Formação | pt_BR |
dc.subject | Companhia da Arte Andanças | pt_BR |
dc.subject | Cia. Vatá | pt_BR |
dc.subject | CEM - Centro de Experimentações em Movimentos | pt_BR |
dc.subject | Dança do Ceará | pt_BR |
dc.title | Corporeografias Cearenses: o ambiente artístico-formativo e as Companhias “Independentes” de Dança de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Jacyan Castilho de | - |
dc.contributor.referees | Aquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e | - |
dc.contributor.referees | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.