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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.authorJunior, Francisco Sepúlveda Diniz-
dc.creatorJunior, Francisco Sepúlveda Diniz-
dc.date.accessioned2018-04-11T21:12:36Z-
dc.date.available2018-04-11T21:12:36Z-
dc.date.issued2018-04-11-
dc.date.submitted2017-04-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25722-
dc.description.abstractHá consenso de que o povo, para que possa exercer a plenitude do direito à cidadania, necessita ter acesso à educação de qualidade, criando, então, condições para que possa se observar a redução das desigualdades. O Estado de Alagoas obteve os últimos lugares nas avaliações de larga escala do governo federal (Ideb), nas edições de 2013 e 2015. Há, porém, nesse mesmo estado, municípios que estão conseguindo se destacar no cenário estadual e nacional nos exames realizados na etapa inicial do ensino fundamental, nos quais as suas escolas vêm atingindo, e até superando, as metas previstas pelo MEC. As práticas de gestão e organização vêm sendo apontadas como fatores diferenciais que influenciam positivamente o desempenho dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de identificar as práticas de gestão educacional implantadas na Secretaria de Educação de um Município de Alagoas que vem se destacando nos resultados do ensino fundamental, bem como analisar as práticas de gestão escolar que explicam a diferença de rendimento entre duas escolas desse mesmo sistema de ensino. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa, com estudo de caso único integrado e com recorte temporal de 2013 a 2016. Foram utilizadas como modelo de análise as dimensões de gestão escolar da Professora Heloísa Lück, subsidiadas pelas teorias da administração e pelas pesquisas sobre fatores e práticas que influenciam o desempenho escolar. A pesquisa apontou que determinadas decisões políticas da equipe dirigente da secretaria foram fundamentais para o sucesso na implementação de boas práticas de gestão. Complementarmente, revelou práticas desenvolvidas no município de enfrentamento à baixa qualidade educacional, tendo o monitoramento do desempenho dos alunos como fundamental no alinhamento de objetivos dos diversos atores sociais, bem como o apoio dado aos alunos mais necessitados pelos profissionais das escolas. A pesquisa mostrou, ainda, que a liderança exercida pelos diretores escolares teve influência no rendimento dos alunos nas escolas analisadas. Entretanto, as evidências coletadas indicam também que avanços mais robustos na redução das desigualdades educacionais passam, necessariamente, pelo enfrentamento da pobreza e redução da desigualdade econômica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEscolas Eficazespt_BR
dc.subjectSistema de Ensino.pt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DE PRÁTICAS DE GESTÃO NO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das práticas implementadas pela Secretaria de Educação de um município de Alagoas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTude, João Martins-
dc.contributor.refereesPires, Ana Maria Britto-
dc.publisher.departamentEscola de administraçãopt_BR
dc.publisher.programCiências sociais aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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