Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Marcela Barbosa de-
dc.contributor.authorMiranda, Morjane Armstrong Santos de-
dc.contributor.authorOliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido-
dc.contributor.authorSantos, Ernani Marques dos-
dc.creatorMoraes, Marcela Barbosa de-
dc.creatorMiranda, Morjane Armstrong Santos de-
dc.creatorOliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido-
dc.creatorSantos, Ernani Marques dos-
dc.date.accessioned2018-03-27T20:43:36Z-
dc.date.available2018-03-27T20:43:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1983-9308-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25631-
dc.description.abstractEsta pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa é motivada pela atual relevância da inovação para vantagem competitiva das organizações, tendo como elemento propulsor uma cultura organizacional inovadora. Assim, objetivou-se analisar a percepção dos colaboradores das micro e pequenas empresas (MPE) dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação sobre a cultura da inovação. Para tanto, aplicou-se um questionário que mensura a cultura da inovação, desenvolvido por Dobni (2008), e analisaram-se os dados em duas etapas: análise de confiabilidade e análise de caminho utilizando o SmartPLS. Constatou-se que há iniciativa e engajamento do colaborador, no processo inovativo, apoiados pelo suporte organizacional para disseminação de informações. Entretanto, aspectos mais subjetivos da cultura inovadora, como criatividade, autonomia e aproveitamento das habilidades, por parte da organização, ainda estão, na visão dos trabalhadores, insuficientes, sinalizando resultados que podem ser úteis para pesquisas futuras sobre o assunto, bem como para o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento de MPEs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDOI: 10.5585/ExactaEP.v15n3.7082pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresapt_BR
dc.titleCultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeExactapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 15, n. 3, p. 441-456pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação.pdf923,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.