Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeopoldino, Cláudio Bezerra-
dc.contributor.authorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.creatorLeopoldino, Cláudio Bezerra-
dc.creatorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.date.accessioned2018-03-20T21:17:59Z-
dc.date.available2018-03-20T21:17:59Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.issn1980-4164-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25550-
dc.description.abstractDentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados é um dos mais importantes. Estudos sobre o assunto afirmam que a utilização de uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma aprendizagem mais efetiva. No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamentos da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos identificados na Superintendência de Desenvolvimento de Sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação vivenciados na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da sua variabilidade. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual que são empregados em uma organização é relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real importância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formal quanto informal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.151.54506pt_BR
dc.subjectAprendizagem individualpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectVariabilidade da aprendizagem individualpt_BR
dc.titleVariabilidade de mecanismos na aprendizagem individual sobre software livrept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPorto Alegrept_BR
dc.identifier.numberv. 23, n.spe, p. 210-231pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE.pdf411,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.