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dc.contributor.advisorGomes, Nadirlene Pereira-
dc.contributor.authorSantos, Raiane Moreira-
dc.creatorSantos, Raiane Moreira-
dc.date.accessioned2018-02-27T13:26:19Z-
dc.date.available2018-02-27T13:26:19Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.date.submitted2017-04-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25378-
dc.description.abstractIntrodução: A reprovação escolar em adolescentes vem sendo objeto de preocupação por parte de profissionais da saúde e da educação, visto que pode comprometer o futuro profissional dos adolescentes, acarretando prejuízos de ordem emocional, psicológica, física e social. Objetivo: Verificar associação entre reprovação escolar e variáveis sociodemográficas, sexuais/reprodutivas, vivência de violência intrafamiliar, bullying e uso de álcool e outras drogas. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo corte transversal, realizada com 239 discentes com idade entre 10 e 19 anos. Utilizou-se a entrevista como técnica de coleta de dados, seguindo um formulário padronizado. Os dados foram organizados no programa Excel e processados no Stata versão 12. Para verificar associação entre variáveis, realizou-se a análise bivariada através do Teste Qui-quadrado (2) de Pearson. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA. Resultados: O estudo permitiu identificar associação positiva e estatisticamente significante entre reprovação escolar e as seguintes variáveis: ter tido relação sexual e consumo de álcool. A pesquisa também aponta uma relação do tipo borderline e bullying direto. Verificou-se ainda que o agravo guarda relação positiva com as seguintes variáveis: raça negra, não proferir religião, trabalhar para contribuir com o sustento da família, gravidez, vivência de violência psicológica, bullying relacional e consumo de maconha. Conclusão: O estudo identificou que ter tido relação sexual e consumir álcool são comportamentos que vulnerabilizam os adolescentes para reprovação escolar, sendo necessárias ações educativas, sobretudo, no sentido de sensibilizar o público infanto-juvenil quanto os malefícios da relação sexual precoce e do consumo de drogas. Além disso, ressalta-se a importância de provocar reflexões acerca da responsabilidade dos adolescentes para a prática sexual segura, considerando o conceito de liberdade com responsabilidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectViolência na famíliapt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectSaúde na escolapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleAssociação entre reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde em adolescentes de escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Nadirlene Pereira-
dc.contributor.refereesBispo, Tânia Christiane Ferreira-
dc.contributor.refereesCouto, Telmara Menezes-
dc.contributor.refereesMota, Rosana Santos-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagem da UFBApt_BR
dc.publisher.programem Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
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