Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gláucio Machado-
dc.contributor.authorRomano, Olívia Camboim-
dc.creatorRomano, Olívia Camboim-
dc.date.accessioned2018-02-20T13:00:28Z-
dc.date.available2018-02-20T13:00:28Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.date.submitted2018-02-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25331-
dc.description.abstractNesta tese apresento os resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia sobre os procedimentos metodológicos de mediação teatral utilizados com espectadores adultos no ensino não formal, especialmente na Escuela de Espectadores de Buenos Aires (EEBA). A EEBA, fundada em 2001, dirigida por Jorge Dubatti e coordenada por Nora Lía Sormani, é um espaço onde os assistentes estudam e refletem sobre parte dos espetáculos em cartaz na cidade onde está sediada, sob a mediação de um especialista e com a presença de diferentes artistas convidados (atores, diretores, cenógrafos, entre outros) envolvidos nas obras recomendadas pela escola. A EEBA tem se destacado no cenário teatral latino-americano, pois, desde o seu surgimento, vem servindo de modelo para criação de espaços semelhantes em diversos países, como México, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil. A metodologia da pesquisa, cuja análise dos dados é prioritariamente qualitativa, está inserida na perspectiva da etnografia. Assim, esse trabalho foi construído não só com uma ampla pesquisa bibliográfica sobre os temas que atravessam esta investigação, que está ancorada nos estudos de autores como Flávio Desgranges, Jorge Dubatti, Marie-Madeleine Mervant-Roux, Nadia Champesme, entre outros, mas também pautado no trabalho de campo efetuado em diferentes etapas em Buenos Aires e Porto Alegre, em 2015 e 2017. Especialmente a partir desse trabalho de campo, constatei que na EEBA o principal procedimento de mediação teatral é uma entrevista realizada pelo mediador com o teatreiro (ou grupo) convidado e o enfoque das aulas está na escuta desse convidado, sendo que, esse exercício de escuta pode motivar a ida dos assistentes aos espetáculos recomendados; pois, sem dúvida, a escola estimula o desejo por teatro e influencia tanto o acesso físico como o acesso linguístico do espectador ao teatro. Considerando a longevidade e o potencial da EEBA, concluo que seja válido que ela seja tomada como modelo e/ou inspiração para a criação de outras escolas de espectadores, desde que esses projetos sejam adaptados aos contextos nos quais estão inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de Espectadorespt_BR
dc.subjectFormação de espectadorespt_BR
dc.subjectMediação teatralpt_BR
dc.subjectTeatro latino-americanopt_BR
dc.subjectTeatro contemporâneopt_BR
dc.titleEscola de Espectadores de Buenos Aires: uma pesquisa participante sobre mediação teatral no cenário portenhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMendonça, Célida Salume-
dc.contributor.refereesMassa, Clóvis Dias-
dc.contributor.refereesSoares, Luiz Claudio Cajaiba-
dc.contributor.refereesBorges, Paula Alice Baptista-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - arquivo completo -COMPACTO - Olivia versão final fev 2018.pdf13,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.