Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.authorOliveira, Rogerio Massarotto de-
dc.creatorOliveira, Rogerio Massarotto de-
dc.date.accessioned2018-02-06T19:58:48Z-
dc.date.available2018-02-06T19:58:48Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.date.submitted2017-11-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25321-
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto a organização do trabalho educativo com o jogo na formação em educação física. O problema emerge da pluralidade de compreensão desse conteúdo no âmbito filosófico, científico e pedagógico cujos desdobramentos incidem diretamente na qualificação de professores e no processo de formação humana. Partindo da literatura clássica, objetivou selecionar os conteúdos sobre o jogo, analisar a sua lógica para a formação na perspectiva materialista e dialética da história e sistematiza-lo de forma que contribua para uma possível organização curricular. Das explicações sobre o jogo obtidas a partir de seis autores selecionados, foram analisados os pressupostos ontológicos e gnosiológicos bem como as razões que o sustentam como um conteúdo a ser ensinado. A partir dos nexos entre o que a literatura clássica aponta sobre o jogo, dos fundamentos da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foi proposta uma sistematização do ensino com os seguintes eixos: Estudo das manifestações objetivas do jogo e do brinquedo produzidos pela humanidade; análise dos pressupostos ontológicos e gnosiológicos das teorias do jogo aventadas pelos autores clássicos; estudo da origem e desenvolvimento do jogo e do brinquedo; investigação sobre a função social do jogo e da sua necessidade para a formação humana; e compreensão e análise do desenvolvimento da estrutura da atividade lúdica ocorrida no jogo (argumento/tema, papéis desempenhados, motivação e regras), considerando a periodização do desenvolvimento mental da teoria histórico-cultural. Finalmente e simultaneamente ao processo de transmissão desses conhecimentos para que os professores sejam formados a ensinar, foi indicada a produção de materiais didático-pedagógicos na forma de jogos e brinquedos considerando os fundamentos do ensino desenvolvimental (Davidov) a respeito da elevação do pensamento empírico ao pensamento teórico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis has as study objetc the organization of the educational work with the game in the formation in physical education. The problem arises from the plurality of understanding of this content in the philosophical, scientific and pedagogical sphere whose consequences directly affect the qualification of teachers and the process of human formation. Starting from the classical literature, it aimed to select the contents about the game, to analyze its logic for the formation in the materialist and dialectical perspective of history and to systematize it in a way that contributes to a possible curricular organization. From the explanations about the game obtained from six selected authors, we analyzed the ontological and gnosiological assumptions as well as the reasons that support it as a content to be taught. Based on the nexuses between what classical literature points to the game, the foundations of historical-cultural theory and historical-critical pedagogy, a systematization of teaching was proposed with the following axes: Study of the objective manifestations of the game and the toy produced by humanity; analysis of the ontological and gnosiological presuppositions of the theories of the game suggested by the classic authors; study of the origin and development of the game and the toy; research on the social function of the game and its need for human training; and understanding and analysis of the development of the structure of the play activity (argument / theme, roles played, motivation and rules), considering the periodization of the mental development of historical-cultural theory. Finally and simultaneously to the process of transmission of this knowledge for to taught teachers to teach, the production of didactic-pedagogical materials in the form of games and toys was indicated considering the fundamentals of developmental teaching (Davidov) regarding the elevation of empirical thought to.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esta tesis tiene como objeto de estudio la organización del trabajo educativo con el juego en la formación en educación física. El problema emerge de la pluralidad de comprensión de este contenido en el ámbito filosófico, científico y pedagógico cuyos desdoblamientos inciden directamente en la cualificación de profesores y en el proceso de formación humana. Partiendo de la literatura clásica se ha objetivado seleccionar los contenidos sobre el juego, analizar su lógica para la formación en la perspectiva materialista y dialéctica de la historia y sistematizarlo de forma que contribuya a una posible organización curricular. De las explicaciones sobre el juego, obtenidas a partir de seis autores seleccionados, se analizaron los presupuestos ontológicos y gnoseológicos así como las razones que lo sostienen como un contenido para ser enseñado. A partir de los nexos entre lo que la literatura clásica apunta sobre el juego y los fundamentos de la teoría histórico-cultural y de la pedagogía históricocritica, se propuso una sistematización de su enseñanza con los siguientes ejes: Estudio de las manifestaciones objetivas del juego y del juguete producidos por la humanidad; análisis de los presupuestos ontológicos y gnoseológicos de las teorías del juego aventadas por los autores clásicos; estudio del origen y desarrollo del juego y del juguete; investigación sobre la función social del juego y su necesidad para la formación humana; y comprensión y análisis del desarrollo de la estructura de la actividad lúdica ocurrida en el juego (argumento/tema, papeles desempeñados, motivaciones y reglas) considerando la periodización del desarrollo mental de la teoría histórico-cultural. Finalmente y simultáneamente al proceso de transmisión de estos conocimientos, para la formación de profesores para enseñar, se indicó la producción de materiales didáctico-pedagógicos en forma de juegos y juguetes, considerando los fundamentos de la enseñanza desenvolvimental (Davidov) respecto la elevación del pensamiento empírico al pensamiento teóricopt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária PR / CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectTeacher´s formationpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectJuegospt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEducación Físicapt_BR
dc.subjectPedagogía críticapt_BR
dc.titleA organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de educação físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna-
dc.contributor.refereesViegas, Lygia de Souza-
dc.contributor.refereesFerreira, Antonio Leonan Alves-
dc.contributor.refereesPereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese ROGERIO MASSAROTTO OLIVEIRA 2017.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.