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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Filho, Raimundo Nonato-
dc.contributor.authorBruni, Adriano Leal-
dc.contributor.authorSampaio, Márcio Santos-
dc.contributor.authorPereira, Antonio Gualberto-
dc.creatorLima Filho, Raimundo Nonato-
dc.creatorBruni, Adriano Leal-
dc.creatorSampaio, Márcio Santos-
dc.creatorPereira, Antonio Gualberto-
dc.date.accessioned2018-02-06T19:17:47Z-
dc.date.available2018-02-06T19:17:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1980-4814-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25310-
dc.description.abstractUm domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade de Custos e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para a tomada efetiva de decisões. Este trabalho buscou comparar a apresentação de tópicos didáticos com conceitos atuais da Teoria de Contabilidade e a percepção dos discentes, aferindo a compreensão de alguns termos associados à Contabilidade de Custos e explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade. Foram discutidos os conceitos de ativos, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em Cursos de Ciências Contábeis que já haviam freqüentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas, formadas pela análise descritiva dos dados; pela compreensão das associações entre as respostas e o tipo de IES – apresentado como pública ou privada; pelo estudo da associação entre as respostas e a titulação do docente – separados em não titulados, mestres e doutores e; pelo uso da regressão logística que buscou entender como a acurácia dos conceitos aprendidos pode ser alterada a partir do tipo de IES ou da titulação do docente. Os resultados obtidos foram significativos para a titulação: à medida que evolui a titulação do docente, melhor o desempenho manifestado pelos discentes em relação ao domínio dos conceitos relevantes da Contabilidade de Custos. As constatações aqui observadas revelam a importância da titulação dos docentes de Teoria da Contabilidade e indicam que o avanço do estudo destes profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado contribui para a melhoria do uso efetivo da Contabilidade de Custos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Custospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da contabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade de Custospt_BR
dc.subjectConceitos Relevantes de Contabilidade de Custospt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidade de Custospt_BR
dc.titleConceitos relevantes de custos: a visão dos textos didáticos, o olhar da Teoria de Contabilidade e a percepção do discente.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Leopoldopt_BR
dc.identifier.numberv. 6, n. 3, p. 43-65pt_BR
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