Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerafim, José Francisco-
dc.contributor.authorPereira, Luiz Philipe Fassarella-
dc.creatorPereira, Luiz Philipe Fassarella-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:44:10Z-
dc.date.available2018-01-23T11:44:10Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.date.submitted2013-04-26-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25180-
dc.description.abstractPartindo do princípio que o documentário é uma representação, tão fiel quanto possível, da realidade, mas que, mesmo se propondo a atender à essa premissa, faz uso constante de personagens que na maioria dos casos ilustram o tema proposto, e levando-se em conta que o emprego de personagens é uma tradição oriunda de obras ficcionais, este trabalho se propõe a investigar quais os mecanismos que “permitem” a utilização de personagens em obras audiovisual não-ficcionais, analisando as estratégias de construção dos quais dispõe o documentarista durante a tomada. Para isso trançamos um percurso histórico que nos possibilitou observar as distintas atribuições postas aos personagens durante os movimentos que marcam a tradição do documentário e a partir daí estabeleceu-se uma comparação entre os modelos protótipos do gênero não-ficcional e o personagem do documentário contemporâneo, que acreditamos inaugura e fortalece um movimento que chamaremos de documentário de personagem singular. As principais motivações deste trabalho estão centradas nas hipóteses de que há uma construção/ condução do ator social, personagem, na tomada, realizada pelo sujeito-da-câmera, realizador, e que distintos métodos de realização geram também distintos resultados. Nossa segunda hipótese basilar é que se configura na contemporaneidade um movimento temático estilístico que dá ao personagem o lugar central da enunciação, distinto do que foi feito no documentário clássico e documentário moderno. Partindo dessas hipóteses, segue nosso panorama histórico e teórico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.titleA construção do personagem e a singularidade no documentário contemporâneo brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPinheiro, Joceny de Deus-
dc.contributor.refereesJesus, Guilherme Maia de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e cultura contemporâneaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.