Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorCarmo, Quesia Silva do-
dc.creatorCarmo, Quesia Silva do-
dc.date.accessioned2017-12-22T16:18:48Z-
dc.date.available2017-12-22T16:18:48Z-
dc.date.issued2017-12-22-
dc.date.submitted2017-04-03-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24912-
dc.description.abstractHouve nos últimos anos um incremento do ativismo nas redes sociais na internet. Cada vez mais pessoas utilizam desses espaços virtuais para aprender, divulgar e discutir diversos temas relacionados à política, injustiças, preconceitos e opressões. As redes têm sido também locais de formação para movimentos sociais, sendo o movimento feminista um dos que mais vem se destacando no ciberespaço ultimamente. As feministas em rede tem utilizado diversas estratégias de visibilidade, sendo uma delas o compartilhamento de narrativas pessoais. Essa visibilidade tem permitido o crescimento do número de mulheres autodeclaradas feministas e que publicam diariamente narrativas feministas na rede. Um dos sites de redes sociais mais populares, principalmente entre os jovens, e que possui um grande número de conteúdo feminista, é o Tumblr e, por isso, ele foi escolhido como campo empírico de análise. Tendo isso em vista, o problema da pesquisa foi: como o feminismo tem sido disseminado no Tumblr e que pedagogias ele cria? A dissertação teve como objetivo discutir como o feminismo tem sido disseminado em rede e que tipos de pedagogias ele cria a partir da análise de narrativas de blogs autodeclarados feministas no Tumblr. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico e o formato da dissertação seguiu o modelo multipaper. Dentre outros aspectos a pesquisa verificou que as redes sociais tem sido um espaço de prática de uma pedagogia crítica feminista, onde seus membros consomem produtos da indústria cultural de massa mas, ao mesmo tempo, os criticam, denunciam e reivindicam melhores representações para as minorias.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In recent years there has been an increase in online activism. More and more people have been using those virtual spaces to learn, propagate and discuss plenty of themes concerning politics, injustice, prejudice and oppression. Social networks have also been used as learning environments for social movements, feminism being one of the most prominent nowadays in cyberspace. Feminists online have been using numerous visibility strategies, and personal narrative is one of them. Such visibility enables the increasing number of self-identified feminist women who share their feminist narratives online every day. Up to the end of the research period, Tumblr was one of the most popular social networks platforms, specially among young people. The website has a massive amount of feminist narratives and that‘s the reason why it was chosen as the empirical field of analysis. Considering this, the problem was: how has feminism been spread on Tumblr and which pedagogies does it create? The research aims at understanding how feminism is spread online and which pedagogies it creates by analyzing the narratives of self-identified feminist blogs on Tumblr. The methodology used was qualitative, descriptive and analytical and the thesis followed the multipaper format. Among other aspects, the research revealed that social networks have been spaces of critic feminist pedagogy practice, in which its members consume mass cultural industry products while criticizing, denouncing and fighting for better representation for minorities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTumblrpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPedagogias culturaispt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectFeminismo e educaçãopt_BR
dc.subjectEstudos feministaspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectCultural pedagogiespt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.titleQuem precisa do feminismo? Pedagogias e narrativas feministas no Tumblrpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.contributor.refereesVieira, Claudia Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação-quesiafinal_cd.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.